Principais características do Realismo e Naturalismo na Literatura Brasileira

Relação e explicação das principais características dos movimentos literários realista e naturalista na literatura brasileira, temas, formatos de textos..

Aluísio Azevedo: um dos principais escritores do Realismo Naturalismo
Aluísio Azevedo: um dos principais escritores do Realismo Naturalismo

 

Principais características do Realismo e Naturalismo na Literatura

 

 

- Valorização das sensações: captação da realidade a partir de impressões sensoriais precisas. Presença de relatos detalhados e minuciosos. Nos relatos de amor, por exemplo, sobressaem os aspectos físicos (sexuais).

 

- Presença de temas da atualidade e crítica social: os problemas sociais (desigualdades, violência, exploração econômica e controle religioso) são abordados nas obras desse período.

 

- Neutralidade do narrador: as narrativas são feitas com controle emocional do autor. Os comportamentos e ações das personagens são explicadas de forma lógica e científica.

 

- Personagens complexas: não ocorre a dualidade típica do Romantismo (herói e vilão). As personagens do Realismo e Naturalismo são complexos e multifacetados. Possuem profundidade psicológica e são, na maioria das vezes, imprevisíveis.

 

- Objetivismo: valorização da observação e da análise como formas de obtenção da verdade.

 

- Valorização das descrições: em função das descrições de personagens e ambientes, a narrativa torna-se devagar.

 

- Formato dos textos: valorização da harmonia da composição, do equilíbrio e da clareza. Há também presença de certo grau de purismo, economia vocabular, linguagem simples e direta.

 

- Forte presença, nos textos, das metonímias (uso de uma palavra fora do seu contexto semântico normal).

 

-  Materialismo: valorização da realidade material (científica) em contraposição à religiosidade e à metafísica.

 

- Principais temáticas: temas psicológicos; questões e problemas sociais; poesia urbana e do sertão nordestino; poesia psicológica e poesia social.