Land Art

Saiba mais sobre esse movimento artístico que utiliza a terra como base de criação artística.

Robert Smithson: um dos principais representantes da Land Art
Robert Smithson: um dos principais representantes da Land Art

 

O que foi

 

Land Art, também conhecido como “Arte Terra” e “Arte Ambiental”, foi um movimento artístico, que existiu nos anos 1960 e 1970, principalmente nos Estados Unidos e Grã Bretanha. No Brasil, esse movimento não teve muita adesão e repercursão artística.

Um dos principais marcos desse movimento foi uma exposição artística, que ocorreu, em 1968, na Dwan Gallery (cidade de Nova York).

 

Principais características:

 

- Uso do terreno (solo) como base para a criação da obra de arte.

 

- Utilização dos materiais naturais encontrados na natureza, para compor a obra de arte. Galhos, pedras, folhas, barro e até a vegetação viva, do local, foram usados nas obras.

 

- Ideal de contraposição artística ao mundo industrial e tecnológico.

 

- Arte com engajamento ambiental, refletindo o interesse e valorização da ecologia, que surgiram na Europa na década de 1960.

 

- Como essa arte é criada no próprio solo, as exposições ocorriam, na maioria das vezes, usando fotografias das obras de arte.

 

- Um dos principais objetivos dos artistas era levar a obra de arte para a natureza e também para espaços públicos.

 

Principais artistas da Land Art:

 

- Robert Smithson (1938-1973): foi um artista plástico estadunidense. Sua principal obra é Plataforma Espiral (realizada no Grande Lago Salgado em Utah, EUA).  É considerado um dos principais representantes desse movimento artístico.

- Jacek Tylicki (1951-1982): foi um artista plástico polonês. Sua principal obra de Land Art é Arte natural, número 183. Essa obra foi feita no solo de uma floresta antiga da Suécia.

- Alan Sonfist (1946-): é um artista plástico estadunidense. É conhecido como o pioneiro da Land Art. Uma de suas principais obras é Círculos do Tempo (1986-1989), realizada num terreno de Florença (Itália).

- Robert Morris (1931-1918): foi um artista e escritor estadunidense. Também pertenceu ao movimento artístico minimalista.

- Dennis Oppenheim (1938-2011): fotógrafo e escultor estadunidense. Também fez parte do movimento conhecido como Arte Conceitual.

 

- Alberto Burri (1915-1995): foi um escultor, artista visual e pintor italiano.


Círculos do Tempo, exemplo de obra de Land Art

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Círculos do Tempo (1986-1989), de Alan Sonfist: exemplo de obra de Land Art

 

 



Publicado em 25/06/2020
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).