William Turner
William Turner foi um pintor britânico do Romantismo, conhecido por suas paisagens atmosféricas e marinhas.
Quem foi
Joseph Mallord William Turner foi um pintor romântico inglês da segunda metade do século XIX. Foi um dos mais importantes pintores de paisagens das artes britânicas. É considerado um dos pioneiros do Modernismo no campo da pintura.
Sua formação artística ocorreu na Academia Real de Artes (Londres), uma das mais importantes instituições de ensino artístico do Reino Unido.
Biografia
William Turner nasceu na cidade de Londres, em 23 de abril de 1755. Seu pai, William Gay Turner, era barbeiro e fabricante de perucas, enquanto sua mãe, Mary Marshall, vinha de uma família de açougueiros. A irmã mais nova de Turner, Mary Ann, nasceu em setembro de 1778, mas morreu aos cinco anos, uma tragédia que afetou Turner e sua família.
Turner começou sua jornada artística em tenra idade. Quando criança, muitas vezes ajudava o pai na barbearia, onde exibia desenhos na vitrine que chamavam a atenção da clientela da loja. A saúde mental de sua mãe começou a piorar após a morte de sua irmã, o que influenciou sua decisão de se mudar para Brentford em 1785 para morar com seu tio materno, Joseph Mallord William Marshall. Essa mudança permitiu a Turner explorar várias paisagens, inspirando seus trabalhos futuros.
Em 1789, quando Turner tinha apenas 14 anos, ele ingressou na escola Royal Academy of Art. Isso marcou uma virada significativa em sua vida, concedendo-lhe a oportunidade de aprimorar suas habilidades e mostrar seu talento para um público maior. Em um ano, expôs seu primeiro trabalho na academia.
No início de 1800, ele era financeiramente próspero devido às vendas de suas pinturas e seu trabalho como professor de arte. Ele nunca se casou, mas teve duas filhas, Evelina e Georgiana, com sua governanta e companheira, Sarah Danby.
Em 1807, Turner abriu sua própria galeria, a "Turner's Gallery", onde organizou exposições de suas obras. Este empreendimento consolidou seu status como um dos principais artistas da Inglaterra. Nos anos seguintes, ele viajou extensivamente pela Europa, incluindo viagens à França, Itália e Suíça, entre outros lugares.
Apesar de seu sucesso e reconhecimento, Turner era conhecido por seu comportamento excêntrico. Ele era profundamente reservado e tinha poucos amigos íntimos. Na década de 1830, o comportamento de Turner tornou-se ainda mais peculiar. Ele passaria meses viajando, muitas vezes sob nomes falsos, distanciando-se do mundo da arte de Londres.
O pai de Turner, que se tornou seu assistente e morava com ele, morreu em 1829. Esse evento afetou muito Turner, cuja saúde começou a piorar na década de 1840. Seus últimos anos foram marcados por problemas de saúde e um estilo de vida cada vez mais recluso.
Ele passou seus últimos anos vivendo sob os cuidados de uma viúva chamada Sophia Booth em Chelsea.
Faleceu em Chelsea (Inglaterra), aos 76 anos, em 19 de dezembro de 1851.
Principais características do estilo artístico:
• Estilo e características artísticas ligados ao movimento estético conhecido como Romantismo.
• A maioria de suas pinturas foram sobre paisagens naturais imaginárias. Pintou também muitas cenas marinhas marcadas por agitação e turbulência.
• Também retratou cenas históricas em suas pinturas, principalmente relacionadas à História Antiga.
• Excelente qualidade no uso, em sua pinturas, de recursos de luminosidade e cores. Foi, muitas vezes, chamado de “o pintor da luz”.
• Usou a técnica da pintura de aquarela.
• A principal temática de suas obras foi o poder da natureza sobre o ser humano. Fenômenos naturais, catástrofes e a força e fúria da natureza são constantes em suas obras.
Principais obras (pinturas) de William Turner:
- Naufrágio (1805)
- Naufrágio de um cargueiro (1810)
- Tempestade de Neve: Aníbal e o seu Exército a Atravessar os Alpes (1812)
- Dido erguendo Cartago (1815)
- Erupção do Vesúvio (1817)
- O navio negreiro (1840)
- A Batalha de Trafalgar (1824)
- Ulisses zombando de Polifemo (1829)
- O declínio do Império Cartaginês (1817)
- A última viagem do HMS Temeraire (1839)
- Roma Moderna - Campo Vaccino (1839)
- Paz, funeral no mar (1842)
- A alvorada em Rigi (1842)
- Chuva, vapor e velocidade (1844)
- O Incêndio do Parlamento (1834)
- Nascer do Sol com monstros marinhos (1845)
Naufrágio (1805), obra do pintor romântico inglês William Turner. |
Você sabia?
- O corpo de William Turner foi sepultado na Catedral de São Paulo, Londres.
- William Turner estudou e foi membro da Academia Real de Artes de Londres.
Roma Moderna - Campo Vaccino (1839) |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Vídeo indicado no YouTube: