Economia dos Maias

Veja abaixo as principais atividades econômicas realizadas entre os povos maias.

Agricultura: base da economia maia
Agricultura: base da economia maia

 

PRINCIPAIS ASPECTOS E CARACTERÍSTICAS DA ECONOMIA DOS MAIAS

 

 

Agricultura, caça e pesca


A agricultura era a principal atividade econômica dos maias. Os principais gêneros agrícolas cultivados pelos maias eram: milho, cacau, algodão, tomate, batata e frutas. Usavam técnicas de irrigação e mudavam constantemente seus locais de plantio. A técnica agrícola dos terraços era muito usada como forma de evitar a erosão do solo. As queimadas também eram usadas para abrir espaços na floresta para a prática da agricultura.

 

Como viviam em regiões de florestas tropicais, aproveitaram muito os recursos naturais oferecidos. Pescavam nos rios da região e caçavam animais de pequeno e médio porte para se alimentarem. Também domesticavam animais e criavam abelhas para a produção de mel.

 

Comércio


Os maias não desenvolveram sistema monetário, ou seja, não cunharam moedas. As trocas de produtos ocorriam com frequência entre os comerciantes das cidades. Como base de trocas eram usados produtos valorizados pelos maias como, por exemplo, sinetas de cobra, sementes de cacau, pedras de ouro e prata, plumas coloridas e conchas.

 

Existiam várias rotas de comércio, usadas pelos comerciantes, que ligavam várias cidades. Por elas, os comerciantes vendiam objetos de cerâmica, plumas, conchas, sal, sementes de cacau, roupas e outras mercadorias.

 

Propriedade e impostos


Embora a terra fosse coletiva, os nobres e grandes comerciantes usufruíam mais das propriedades. As famílias recebiam lotes de terra para plantarem e garantirem a subsistência e pagar os tributos ao Estado.

 

Para a construção e manutenção de estradas e templos, o governo cobrava impostos em espécie (mercadorias). O imposto arrecadado também era usado para o pagamento dos funcionários do governo. Algumas pessoas pagavam estes impostos em forma de trabalho.

 

Figura mostrando um pescador maia

A pesca também era uma atividade econômica muito importante para o povo maia.

 

 

 

 



Última revisão: 23/10/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).