Abraham Lincoln

Abraham Lincoln foi o 16º presidente dos Estados Unidos. Leia este texto para saber mais sobre sua vida e realizações.

Abraham Lincoln: o 16º presidente dos Estados Unidos
Abraham Lincoln: o 16º presidente dos Estados Unidos

 

Quem foi


Abraham Lincoln foi o 16º presidente dos Estados Unidos. Ele iniciou seu primeiro mandato em março de 1861. Seu assassinato em abril de 1865, cometido por um membro do partido oponente ao de Lincoln, o impediu de chegar ao final do segundo mandato.



Biografia resumida


- Abraham Lincoln nasceu em 12 de fevereiro de 1809 em uma fazenda localizada no estado de Kentuchy. Seu pai Thomas era bastante participativo na comunidade. Aos nove anos de idade, Lincoln perdeu sua mãe em razão da ingestão de leite contaminado por microrganismos. Thomas se casou novamente, mas exercia pouco seu papel de pai. Até completar 21 anos, Lincoln trabalhava e entregava todos seus rendimentos a seu pai, um costume comum na época.


- Gostava bastante de ler, apesar de não ter aulas de forma regular. Enquanto estudava obras de juristas, Lincoln se tornou legislador em 1834, tendo recebido apoio de membros do Partido Democrata. Depois ele passou a atuar como advogado na capital do estado de Illinois, onde também foi membro da Câmara dos Representantes. Em 1854 Lincoln declarou abertamente sua oposição à expansão da escravidão, que era uma prática aceita no sul dos Estados Unidos e se espalhava para estados do oeste.


- Em 1858 Lincoln se candidatou a senador, mas não se elegeu. Como candidato a presidente em 1860, ele defendia o abolicionismo, aprimoramento da infraestrutura e implantação de tarifas que protegessem a economia nacional. Foi eleito, mas em abril de 1861 a Guerra Civil teve início, com políticos e militares do sul (Confederados) se rebelando, pois desejavam que a escravidão continuasse e fosse expandida. As iniciativas de Lincoln diante dessa crise foram inusitadas, como a destinação de 2 milhões de dólares para material bélico sem a autorização do Congresso. Outra atitude surpreendente foi a convocação de 75 mil voluntários para a luta, mesmo não tendo emitido uma declaração formal de guerra.


- Com apoio do poder legislativo, o presidente lançou a Proclamação de Emancipação, através da qual se concedia liberdade a todos os escravos nos estados não controlados pela União, ou seja, nos estados rebeldes. Porém, Lincoln ainda teve muito trabalho na preparação do Exército afim de que as tropas avançassem em direção ao sul do país e fossem alforriando os escravos encontrados. O alistamento de escravos libertos e integração desses às tropas, aumentando o poder político dos abolicionistas, também foi uma estratégia adotada.


- Em um discurso que se tornou muito conhecido, Lincoln declarou que embora o término da escravidão resultasse em múltiplas perdas, o futuro da democracia estava assegurado. Esse presidente conseguiu se reeleger em 1864, fazendo nomeações que agradavam tanto políticos moderados quanto radicais. Ele sancionou uma lei que criava uma agência federal provisória responsável pelo atendimento às necessidades imediatas de pessoas anteriormente escravizadas.


- Lincoln foi assassinado, em 15 de abril de 1865, com um tiro na parte de trás da cabeça por um espião dos Confederados (John Wilkes Booth), que não se conformava com a intenção de Lincoln em conceder o direito de voto aos negros.


Pintura mostrando o assassinato de Lincoln

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pintura mostrando o assassinato de Abraham Lincoln no Teatro Ford, em 1865.



 

Principais realizações de seu governo:

 

- Abolição da escravidão dos Estados Unidos.

 

- Ações que possibilitaram o fortalecimento do governo federal.

 

- Garantiu a integridade do território dos EUA.

 

- Conseguiu fazer um bom governo num momento de forte instabilidade e crise política no país.

 



Curiosidades:

 

- Lincoln foi advogado autodidata.

 

- A face de Lincoln está estampada na cédula de 5 dólares dos Estados Unidos.



- Abraham Lincoln foi casado com Mary Todd e com ela teve quatro filhos: Robert Todd Lincoln, Edward Baker Lincoln, William Wallace Lincoln e Thomas Lincoln III.


Abraham Lincoln com seu filho Thomas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abraham Lincoln com seu filho Thomas (foto de 1864)

 

 

 

__________________________

publicado em 27/06/2020