Gandhi
Gandhi foi um lider político pacifista e religioso indiano e o principal responsável pela independência da Índia.
Quem foi
Mohandas Karamchand Ghandi foi um advogado e líder espiritual e pacifista indiano. É considerado um símbolo da luta contra o colonialismo e pela independência da Índia.
Biografia resumida
Gandhi nasceu na cidade indiana de Bombaim em 2 de outubro de 1869.
Durante a infância e adolescência foi educado na Índia. Quando adulto foi estudar em Londres (Inglaterra), onde cursou direito, formando-se advogado. Ao retornar para a terra natal, tornou-se membro do Supremo Tribunal de Bombaim.
Em 1882, com apenas 13 anos, casou-se com Kasturba Kapadia e com ela teve quatro filhos homens: Harilal, Manilal, Ramdas e Devdas.
Gandhi viajou para a Inglaterra em 1888 para estudar direito na University College London e, no ano de 1891, foi qualificado para praticar direito perante um tribunal.
Em 1893 mudou-se para a África do Sul para trabalhar como advogado. Atuou em defesa da minoria hindu que vivia neste país africano, lutando pelos direitos iguais.
Em 1915, Ganhi retornou para a Índia e passou a organizar camponeses e trabalhadores urbanos para protestar contra o imposto sobre a terra e a exploração colonial inglesa.
Em 1921, assumiu a posição de líder do Congresso Nacional Indiano. Ele defendeu o Swaraj (autogoverno) e trabalhou para reconciliar hindus e muçulmanos. Sua campanha de não cooperação contra a Grã-Bretanha incluiu boicotes a bens e instituições britânicas, levando à sua prisão de 1922 a 1924.
Em 1930, Ganhi organizou a Marcha do Sal, que foi uma manifestação contra o elevado imposto do sal cobrado pelos ingleses.
Ao longo das décadas de 1930 e 1940, Gandhi continuou a liderar protestos não violentos e foi preso várias vezes. Ele desempenhou um papel crucial nas negociações pela independência da Índia, embora tenha ficado profundamente perturbado pela partição da Índia e do Paquistão em 1947.
Ganhi faleceu em 30 de janeiro de 1948, aos 78 anos, na cidade indiana de Nova Deli. A causa de sua morte foi assassinato com três tiros disparados por um nacionalista hindu.
Ideais defendidos por Gandhi:
• Defendeu a paz entre hindus e muçulmanos, que viviam em conflito.
• Atuou também contra o domínio britânico na Índia. Gandhi defendia a criação de um estado autônomo na Índia. Em função destas posições, Gandhi foi preso várias vezes pelos britânicos.
• Gandhi era contra a violência, defendendo as formas pacíficas de protesto como, por exemplo, greves, passeatas, retiros espirituais e jejuns.
• Defendeu também o respeito aos mais velhos, a tolerância, a honestidade e o vegetarianismo.
• Foi uma das principais figuras no processo de independência da Índia. Obteve bons resultados na pacificação entre muçulmanos e hindus. Porém, em 1948, foi assassinado em Nova Délhi por um extremista hindu. Passou a ser chamado de Mahatma (em sânscrito “grande alma”) Gandhi.
Exemplos de frases:
- "De nada vale a liberdade, se não temos a liberdade de errar".
- "O mais perfeito ato do ser humano é a paz".
- "Minha maior arma é a oração silenciosa".
- "Seja a mudança que você quer ver no mundo".
- "É um grande privilégio ter vivido uma vida difícil".
Gandhi com suas esposa Kasturba (foto de 1930). |
Você sabia?
O principal mestre de Gandhi foi o filósofo jainista Shrimad Rajchandra (1867-1901).
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
- NEVES, Paulo. Gandhi - Biografia. São Paulo: L&PM Editores, 2018.
Vídeo indicado no YouTube:
- MAHATMA GANDHI - Uma jornada pela liberdade │História - Canal reVisão