Isaac Newton
Isaac Newton foi um físico, matemático e astrônomo inglês que formulou as leis da mecânica clássica e da gravitação universal, revolucionando a ciência no século XVII.
Quem foi
Isaac Newton nasceu em Londres, no ano de 1643, e viveu até o ano de 1727. Cientista, químico, físico, mecânico e matemático, trabalhou junto com Leibniz na elaboração do cálculo infinitesimal. Durante sua trajetória, ele descobriu várias leis da física, entre elas, a lei da gravidade.
Biografia resumida
Este cientista inglês, que foi um dos principais precursores do Iluminismo, criou o binômio de Newton, e, fez ainda, outras descobertas importantes para a ciência. Quatro de suas principais descobertas foram realizadas em sua casa, isto ocorreu no ano de 1665, período em que a Universidade de Cambridge foi obrigada a fechar suas portas por causa da peste que se alastrava por toda a Europa. Porém, Newton saiu com o diploma de Bacharel em Humanidades.
Na fazenda onde morava, o jovem e brilhante estudante realizou descobertas que mudaram o rumo da ciência: o teorema binomial, o cálculo, a lei da gravitação e a natureza das cores.
Dentre muitas de suas realizações escreveu e publicou obras que contribuíram significativamente com a matemática e com a Física. Além disso, escreveu também sobre Química, Alquimia, cronologia e Teologia. Nesta última área, chegou a analisar profecias bíblicas, em especial sobre o Livro de Daniel e o último livro da Bíblia: Apocalipse. Newton tinha um grande interesse pela Escatologia e o tema do fim do mundo.
No ano de 1699 foi contratado para ser o diretor da Casa da Moeda.
Newton sempre esteve envolvido com questões filosóficas, religiosas e teológicas e também com a alquimia e suas obras mostravam claramente seu conhecimento a respeito destes assuntos. Devido a sua modéstia, não foi fácil convencê-lo a escrever o livro Principia, considerado uma das obras científicas mais importantes do mundo.
Newton tinha um temperamento tranquilo e era uma pessoa bastante modesta. Ele se dedicava muito ao seu trabalho e muitas vezes deixava até de se alimentar e também de dormir por causa disso. Além de todas as descobertas que ele fez, acredita-se que ocorreram muitas outras que não foram anotadas.
Diante de todas as suas descobertas, que, sem sombra de dúvida, contribuíram e também ampliaram os horizontes da ciência, este cientista brilhante acreditava que ainda havia muito a se descobrir.
Faleceu em 31 de março de 1727, aos 84 anos, após uma vida de grandes descobertas e realizações.
Telescópio criado por Newton (réplica) |
Principais descobertas:
1. Leis do Movimento: formulou três leis fundamentais do movimento. A primeira lei (também conhecida como Lei da Inércia) afirma que um objeto em repouso tende a permanecer em repouso, e um objeto em movimento tende a permanecer em movimento com a mesma velocidade e na mesma direção, a menos que seja influenciado por uma força. A segunda lei afirma que a força que age sobre um objeto é igual à massa desse objeto vezes sua aceleração. A terceira lei, conhecida como lei da ação e reação, afirma que para cada ação, há uma reação igual e oposta.
2. Gravitação Universal: ele propôs a lei da gravitação universal, que afirma que cada partícula de matéria no universo atrai todas as outras partículas com uma força que é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre seus centros. Este conceito foi revolucionário e permitiu, entre outras coisas, cálculos precisos de movimentos celestes.
3. Cálculo: desenvolveu um método matemático que veio a ser conhecido como cálculo (embora este trabalho tenha sido feito de forma independente e contemporânea por Gottfried Wilhelm Leibniz). O cálculo, uma ferramenta fundamental da matemática e da física, permite cálculos precisos de quantidades variáveis.
4. Refração da luz: realizou uma série de experimentos com a luz, demonstrando que a luz branca é composta de muitas cores diferentes, que ele mostrou passando a luz do sol por um prisma e produzindo um espectro de cores. Seu trabalho em óptica levou ao desenvolvimento do primeiro telescópio refletor prático, conhecido como telescópio newtoniano.
5. A lei de resfriamento: a lei de resfriamento de Newton afirma que a taxa de perda de calor de um corpo é diretamente proporcional à diferença de temperatura entre o corpo e seus arredores.
Principais obras de Newton:
- Método das fluxões (1671)
- Princípios Matemáticos da Filosofia Natural (1687)
- Óptica (1704)
- Aritmética Universal (1707)
- Observações sobre as profecias de Daniel e o Apocalipse de São João (1733)
Isaac Newton (1689): pintura de Sir Godfrey Kneller. |
Exemplos de frases de Isaac Newton:
- "Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes".
- "Aristóteles é meu amigo, Platão também é meu amigo. Porém, meu melhor amigo é a verdade".
- "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano".
- "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas".
- "Construímos muros demais e pontes de menos".
- "Se fiz descobertas de grande valor, foi mais por ter mais paciência do que qualquer outro talento".
- "Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado".
Curiosidades:
Passou a ser tratado como Sir Isaac Newton, a partir de 1705, após ser condecorado como o título de cavaleiro da rainha da Inglaterra.
Os principais cientistas que influenciaram Newton foram: Galileu Galilei, Kepler, Descartes e Robert Boyle.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
- WHITE, Michael C. Isaac Newton - o último feiticeiro. São Paulo: Record, 2014.
Fonte de referência do texto:
- GLEICK, James. Isaac Newton: uma Biografia. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Vídeo indicado no YouTube:
- BIOGRAFIA DE ISAAC NEWTON! O maior gênio da História? [Biografia#1] - Canal Cientificando