Marcel Duchamp

Marcel Duchamp foi um artista francês do século XX, pioneiro do dadaísmo e do surrealismo, famoso por suas obras provocativas como o "ready-made" "Fountain", que desafiavam as convenções da arte tradicional.

Marcel Duchamp: importante artista plástico do dadaísmo
Marcel Duchamp: importante artista plástico do dadaísmo

 

Quem foi 


Marcel Duchamp foi um importante pintor e escultor francês. Nasceu em 28 de julho de 1887 na cidade francesa de Blainville-Crevon e faleceu em 2 de outubro de 1968, na cidade de Nova Iorque. É um dos grandes representantes do movimento artístico conhecido como Dadaísmo.



Biografia resumida



Duchamp, aos 14 anos, pintou suas primeiras obras com grande influência impressionista.


Aos 16 anos deixou a casa da família e foi morar em Paris com seu irmão. Nesta época, tentou entrou na Escola de Belas Artes, porém foi reprovado no exame. Foi então estudar artes na Academia Julian.


Entre 1906 e 1907 fez vários trabalhos de conotação humorística. Em 1907, cinco de seus trabalhos foram selecionados para o Primeiro Salão de Artistas Humoristas.


Entre os anos de 1910 e 1915, Duchamp explorou vários estilos artísticos como, por exemplo, cubismo, fauvismo e impressionismo. Este período foi uma fase de transição em sua carreira artística.


A partir de 1911 começou a pintar telas com influência cubista. É desta fase a obra "Sonata". Ainda neste ano cria sua primeira obra inovadora, com influência cubista, "Retrato de jogadores de xadrez".


Em 1913 criou o ready-made (manifestação artística que rompe com o tradicional e pega objetos práticos para transformá-los em obras de arte). Maior exemplo é a obra Fonte, criada em 1917, a partir de um urinol. Porém, sua primeira obra ready-made, "Roda de bicicleta sobre um banquinho", foi criada em 1913.


Em 1915, foi morar na cidade de Nova Iorque. 


Em 1916, surgiu o Dadaísmo e Duchamp passou a fazer parte do grupo de artistas dadaístas de Nova Iorque.


Em 1920, viajou para Paris e entrou em contato com artistas dadaístas europeus, entre eles André Breton.


No começo da década de 1920, participou de vários torneios de xadrez, outra área que demonstrava grande interesse, além das artes plásticas.


Em 1927 casou-se com Lydie Sarrazin-Levassor. Porém, se divorciou no ano seguinte.


Em 1933 participou de seu último torneio de xadrez.


Em 1955, Duchamp nacionalizou-se estadunidense.

 

Roda de Bicicleta, obra de Marcel Duchamp

Roda de Bicicleta (1913)



Principais características do estilo artístico de Duchamp:



• Fez várias experimentações artísticas.


• Criou o ready-made, rompendo com o cartesianismo e introduzindo objetos da vida cotidiana no campo das artes plásticas.


• Embora seja considerado um artista dadaísta, trabalhou com vários conceitos artísticos do impressionismo, cubismo e expressionismo.

• Várias peças de Duchamp foram projetadas com um elemento interativo.

 

• Suas obras muitas vezes levantam questões sobre o que é arte e o que pode ser, ultrapassando os limites do mundo da arte.

 

• Duchamp gostava de jogos de palavras, trocadilhos e humor. Muitas de suas obras incorporam trocadilhos visuais ou linguísticos, muitas vezes com um senso de irreverência ou zombaria.


• Introduziu aspectos intelectuais em suas obras de arte.

 

Fonte obra de Duchamp

Fonte - obra ready-made de Duchamp de 1917

 

 

Principais obras de Duchamp:

 

- Rapaz e moça na primavera, 1911

- Nu descendo uma escada nº 2, 1912-1916

- A noiva despida pelos seus celibatários, mesmo ou O grande vidro, 1915 – 1923

- Roda de bicicleta, 1913

- Porta - garrafas, 1914


- Em Antecipação ao Braço Quebrado, 1915


- Com ruído secreto, 1916


- Fonte, 1917


- Chèque Tzanck, 1919


- L.H.O.O.Q, 1919


- Ar de Paris, 1919

- Viúva fresca, 1920


- Monte Carlo Bonds (1924)



Exemplo de frase:

- "A arte tem o belo costume de fazer tábula rasa de todas as teorias artísticas".

 

Fotografia em preto e branco de Marcel Duchamp

Marcel Duchamp (foto de 1927)

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).