Nelson Mandela
Nelson Mandela foi um líder político sul-africano que lutou contra o apartheid.
Quem foi
Nelson Rolihlahla Mandela foi um importante líder político da África do Sul, que lutou contra o sistema de apartheid no país. Formado em direito, foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999.
O que foi o apartheid?
Resumidamente, a apartheid, que significa "vida separada", foi o regime de segregação racial existente na África do Sul, que obrigava os negros a viverem separados. Os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos, econômicos e sociais. (Saiba mais sobre o Apartheid.).
Biografia resumida e a luta contra o apartheid na África do Sul
Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 na cidade de Qunu (África do Sul).
Ainda estudante de Direito, Mandela começou sua luta contra o regime do apartheid. No ano de 1942, entrou efetivamente para a oposição, ingressando no Congresso Nacional Africano (movimento contra o apartheid). Em 1944, participou da fundação, junto com Oliver Tambo e Walter Sisulu, da Liga Jovem do CNA.
Durante toda a década de 1950, Nelson Mandela foi um dos principais membros do movimento antiapartheid. Participou da divulgação da “Carta da Liberdade”, em 1955, documento pelo qual defendiam um programa para o fim do regime segregacionista.
Sua primeira prisão ocorreu em 1956, sob a acusação de conspiração contra as leis e o governo sul-africano.
Mandela sempre defendeu a luta pacífica contra o apartheid. Porém, sua opinião mudou em 21 de marco de 1960. Neste dia, policiais sul-africanos atiraram contra manifestantes negros, matando 69 pessoas. Este dia, conhecido como “O Massacre de Sharpeville”, fez com que Mandela passasse a defender a luta armada contra o sistema.
Em 1961, Mandela tornou-se comandante do braço armado do CNA, conhecido como "Lança da Nação". Passou a buscar ajuda financeira internacional para financiar a luta. Porém, em 1962, foi preso e condenado a cinco anos de prisão, por incentivo a greves e viajem ao exterior sem autorização. Em 1964, Mandela foi julgado novamente e condenado a prisão perpétua por planejar ações armadas.
Mandela permaneceu preso de 1964 a 1990. Nestes 26 anos, tornou-se o símbolo da luta antiapartheid na África do Sul. Mesmo na prisão, conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país. Neste período de prisão, recebeu apoio de vários segmentos sociais e governos do mundo todo.
Com o aumento das pressões internacionais, o então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk solicitou, em 11 de fevereiro de 1990, a libertação de Nelson Mandela e a retirada da ilegalidade do CNA (Congresso Nacional Africano). Em 1993, Nelson Mandela e o presidente Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços em acabar com a segregação racial na África do Sul.
Em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Governou o país até 1999, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos.
Com o fim do mandato de presidente, Mandela afastou-se da política dedicando-se a causas de várias organizações sociais em prol dos direitos humanos. Recebeu diversas homenagens e congratulações internacionais pelo reconhecimento de sua vida de luta pelos direitos sociais em seu país.
Mandela faleceu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos, na cidade Joanesburgo (África do Sul).
Nelson Mandela (foto de 1994): primeiro ano como presidente da África do Sul. |
Principais ideias defendidas por Nelson Mandela:
• Ativismo antiapartheid: Mandela opôs-se firmemente ao regime opressivo do apartheid na África do Sul, defendendo o desmantelamento da segregação racial e das políticas discriminatórias.
• Igualdade e direitos humanos: Mandela foi um fervoroso defensor da igualdade e dos direitos humanos. Ele acreditava na dignidade inerente a todos os indivíduos, independentemente da raça, e trabalhou para a criação de uma sociedade onde todos gozassem de direitos iguais.
• Reconciliação e unidade: após a sua libertação da prisão, Mandela enfatizou a importância da reconciliação e do perdão para curar as feridas do passado. Ele desempenhou um papel fundamental na promoção da unidade nacional entre os sul-africanos de diferentes raças e origens.
• Resolução pacífica: acreditava fortemente na resolução de conflitos através de meios pacíficos. Desempenhou um papel crucial na negociação do fim do apartheid e na transição para uma África do Sul democrática, evitando um confronto potencialmente violento.
• Educação e justiça social: Mandela defendeu a educação como uma ferramenta de empoderamento e justiça social. Ele acreditava que o acesso a uma educação de qualidade poderia quebrar o ciclo da pobreza e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade justa e inclusiva.
Exemplos de frases de Nelson Mandela:
- "Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.".
- "Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação".
- "Não há caminho fácil para a Liberdade".
- "A queda da opressão foi sancionada pela humanidade, e é a maior aspiração de cada homem livre".
- "A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias".
- "A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo".
Dia Internacional de Nelson Mandela
A partir de 2010, começou a ser celebrado, no dia 18 de julho de cada ano, o Dia Internacional de Nelson Mandela. A data foi definida pela Assembleia Geral da ONU e corresponde ao dia de seu nascimento de Mandela.
Livros (obras principais):
- Nelson Mandela - A Luta da Minha vida (1989) - autobiografia
- Conversas que tive comigo (2010)
- Vencer é Possível (1998)
Capa do livro Vencer é Possível: um das principais obras de Nelson Mandela. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
- LANG, Jack. Nelson Mandela - uma lição de vida. São Bernardo do Campo: Mundo Editorial, 2011.
Vídeo indicado no YouTube:
- NELSON MANDELA – Apartheid, Racismo e um longo caminho para a liberdade│História (Canal reVisão)