Clima da Região Sul do Brasil

Principais características do clima da região Sul do Brasil, aspectos climáticos, temperaturas, chuvas, neve, geadas, Geografia do Brasil

Neve: comum nas áreas montanhosas de SC e RS durante o inverno
Neve: comum nas áreas montanhosas de SC e RS durante o inverno

 

Principais características do clima da região sul do Brasil:

 

- O Estado do Paraná há predominância do clima tropical, principalmente na área norte. Já no sul do estado predomina o clima subtropical úmido.

 

- Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, recebem maior influência das massas de ar frias do Polo Sul, e, portanto, apresentam predominância do clima subtropical úmido.

 

- A região sofre influência, principalmente no inverno, da Massa Polar Atlântica que é úmida e fria.

 

- O sul é a região que apresenta menores temperaturas do Brasil, na estação do inverno. Em várias regiões do RS e SC ocorrem geadas no inverno. Já em regiões serranas, caso das Serras Gaúchas e Planalto Serrano de Santa Catarina, há ocorrência de geada e neve nos dias mais frios do ano. Nestes dias as temperaturas costumam ficar abaixo de zero.

 

- No verão, a região sul recebe os ventos alísios, oriundos do Sudeste. Estes ventos levam umidade e calor para a região, aumentando a temperatura e provocando chuvas.

 

- A temperatura média anual na região sul do Brasil fica entre 16 e 22°C.

 

- No litoral dos estados de Santa Catarina e Paraná prevalecem aspectos climáticos tropicais. Temperaturas médias anuais em torno de 21°C e chuvas concentradas no verão.

 

- O índice pluviométrico (chuvas) anual na região sul fica em torno de 1.200 mm. Sendo que na região litorânea é bem maior, ficando em torno de 2.000 mm anuais.

Temas relacionados