Taça da Copa do Mundo de Futebol
As principais características e história da taça da Copa do Mundo de Futebol FIFA.
História
A Taça da Copa do Mundo FIFA foi criada em 1970, em substituição a Taça Jules Rimet que foi conquistada em definitivo pelo Brasil ao conquistar o tricampeonato na Copa de 1970 (México). Diferente da Jules Rimet, a taça atual nunca ficará em definitivo com um país.
A taça foi criada pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga.
A taça foi apresentada na Copa do Mundo da Alemanha de 1974.
Características da taça:
• A taça é composta por 5 quilos de ouro 18 quilates sólido (75% do peso), com uma base de malaquita (mineral carbonato). O troféu mede 36, 5 cm de altura. O peso total da taça é de 6,175 quilos. A escolha do ouro sinaliza o valor e prestígio do troféu, enquanto a malaquita verde adiciona um toque de elegância.
• Ela é composta por duas figuras humanas segurando o globo do planeta Terra. Na base da taça está gravado o nome de todas as seleções campeãs até o momento.
• Devido ao seu valor, o troféu original não é mantido permanentemente pela equipe vencedora. Eles recebem uma réplica banhada a ouro para manter, enquanto o original é retido pela FIFA e armazenado com segurança.
Troféu da Copa do Mundo FIFA de Futebol |
Simbolismo
A taça da Copa do Mundo FIFA não é apenas um prêmio, mas um símbolo de excelência no futebol. Ela representa o auge do sucesso no esporte mais popular do mundo e é um objetivo cobiçado por nações que jogam futebol em todo o mundo.
Curiosidade:
A Taça Jules Rimet, conquistada em definitivo pelo Brasil na Copa de 70, foi roubada em 1983 no Rio de Janeiro. Como nunca foi recuperada, provavelmente foi derretida e vendida pelos ladrões.
Troféu Jules Rimet: conquistado pelo Brasil em definitivo na Copa do Mundo de 1970. |
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
.