Dia do Índio
O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril.
História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei número 5.540.
Origem da data
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e importância da data
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar, também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
Comemoração do Dia do Índio numa escola indígena brasileira. |
5 Frases em homenagem ao dia do indígena brasileiro:
1. "No Dia do Índio, celebramos as cores da nossa terra, lembrando que cada traço indígena é um pincel na obra-prima da nossa história brasileira."
2. "Em 19 de abril, reverenciamos as raízes do Brasil, onde cada folha da nossa árvore cultural tem a sabedoria ancestral dos povos indígenas."
3. "O Dia do Índio é um convite para dançar ao ritmo dos tambores que ecoam histórias e tradições que moldaram o coração do Brasil."
4. "Celebrar o Dia do Índio é honrar os verdadeiros guardiões da nossa biodiversidade, mestres do respeito e harmonia com a natureza."
5. "No 19 de abril, reconhecemos que cada palavra indígena é um verso na poesia da nossa identidade nacional, rica, diversa e profundamente enraizada nas terras brasileiras."
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
CUNHA, Manuela Carneiro da. Histórias dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Vídeo indicado no YouTube:
Por que o Dia do índio virou Dia dos Povos Indígenas? - Band Jornalismo