Halloween nos Estados Unidos
Saiba como é comemorado o Halloween nos Estados Unidos e as principais brincadeiras e tradições.
Introdução
O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é uma celebração típica da cultura norte-americana. De origem pagã, a tradicional festa ocorre anualmente, todo dia 31 de outubro. Além dos EUA, outros países de língua inglesa (Canadá, Escócia, Inglaterra e Irlanda) também comemoram esta data.
Como é comemorado nos Estados Unidos?
Como o Halloween não está ligado a nenhuma instituição, a organização da festa ocorre de forma descentralizada. Geralmente, são as escolas, clubes, famílias, empresas e grupos de amigos que organização e celebram a data.
O caráter religioso foi perdendo, com o passar do tempo, a relação com o Halloween. Atualmente, nos Estados Unidos, a celebração está mais ligada ao mundo da brincadeira, diversão e socialização.
O Halloween também é muito explorado comercialmente nos Estados Unidos. A venda de trajes e objetos relacionados à data faz movimentar o comércio das lojas e empresas relacionadas às festas.
Principais atividades do Halloween nos Estados Unidos (tradições):
• Trick or treat (“doce ou travessura”): crianças fantasiadas com trajes típicos (fantasmas, múmias ou outros personagens assustadores) passam de casa em casa pedindo doces e balas. Essa tradição é baseada em uma antiga prática celta em que as pessoas deixavam comida e vinho para aplacar os espíritos.
• Uso de trajes típicos (assustadores): pessoas usam estas fantasias em festas promovidas, geralmente, por escolas e empresas. O foco é a criatividade, diversão, integração e socialização. As fantasias podem variar de temas assustadores tradicionais, como bruxas, fantasmas e vampiros, a referências da cultura popular, como personagens de filmes, programas de TV ou livros.
• Além das roupas, as maquiagens de terror também estão muito presentes nas comemorações desta data. A criatividade dos maquiadores é voltada para a criação de personagens que representem o Dia das Bruxas.
• Abóbora do Dia das Bruxas (apelidada nos EUA de Jack-o'-lantern): envolve todo um ritual de comprar a abóbora, tirar as partes internas, esculpir uma face assustadora e, no período noturno, acender uma vela dentro. Em várias cidades norte-americanas ocorrem exposições e concursos para eleger a abóbora mais assustadora ou criativa. Vale lembrar que a maioria das pessoas nos Estados Unidos não faz isto com propósito espiritual ou religioso, mas sim como um evento tradicional e cultural.
• Visita a atrações assombradas: muitas destas atrações são montadas em parques de diversão ou shoppings centers.
• Conto de histórias assustadoras: realizado, principalmente, entre amigos ou em livrarias.
• Brincadeiras típicas do Halloween: uma das mais realizadas consiste em encher uma bacia de água e jogar maçãs dentro. As maçãs ficam flutuando e os participantes devem pegá-las com os dentes (mordendo).
• Organização de festas e bailes à fantasia com temática do Dia das Bruxas.
• Desfiles: algumas cidades, como a cidade de Nova York, com seu famoso "Village Halloween Parade", organizam grandes desfiles de Halloween. Isso geralmente inclui grandes multidões de participantes fantasiados, carros alegóricos, música e apresentações.
• Assistir filmes ou encenações teatrais de terror.
• Parques temáticos: muitos parques temáticos, como Universal Studios e Disneyland, organizam eventos especiais de Halloween. Isso pode incluir casas mal-assombradas, desfiles com tema de Halloween e shows especiais.
• Labirintos de milho: nas áreas rurais e suburbanas, é comum que as fazendas montem labirintos de milho e passeios de feno. Alguns deles podem ser familiares, enquanto outros são projetados para serem assustadores.
• Acendimento de fogueiras.
Comemoração do Halloween numa escola dos Estados Unidos: festa tradicional. |
Saiba mais:
Conheça também os diversos personagens e símbolos do Halloween.
Bibliografia Indicada
Fonte de referência do artigo:
- SOUSA, R. P. O Halloween na cultura popular norte-americana. 1. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2019.
Vídeo indicado no YouTube:
A origem do Halloween | Nerdologia - Canal Nerdologia