Bactérias
Bactérias são microrganismos unicelulares procarióticos que podem ser encontrados em diversos ambientes, desempenhando papéis importantes na ecologia e saúde.

O que são bactérias
As bactérias são seres muito pequenos que não podem ser vistos a olho nu. Elas vivem agregadas formando colônias com milhões de indivíduos. As colônias, sim, são visíveis sem uso de aparelhos. Exatamente por serem pequenas e simples, as bactérias se multiplicam em alta velocidade. Muitas delas, conhecidas como germes, são prejudiciais à saúde do homem, pois podem causar inúmeras doenças.
Principais aspectos das bactérias:
Elas se encontram por toda parte, e há milhares delas no ar, na água, no solo e inclusive em nossos corpos. Contudo, nem todas são maléficas. Há aquelas que desempenham papéis extremamente úteis para muitas formas de vida, inclusive para os seres humanos. No caso de plantas como ervilhas, por exemplo, existe um benefício. Colônias de bactérias habitam as raízes, no interior de pequenos nódulos. Essas bactérias ajudam no crescimento através da fixação do nitrogênio da atmosfera, transformando-o em um composto que as raízes absorvem.
No solo existem bactérias que podem ser benéficas através de várias maneiras. Uma delas é ajudar folhas velhas a apodrecerem, liberando componentes químicos que estavam retidos. Esses componentes podem, então, ser usados pelas plantas. Entretanto, há certas bactérias que são daninhas aos vegetais, prejudicando-os a ponto de destruí-los.
No caso dos seres humanos, as bactérias patogênicas são combatidas com o uso de antibióticos. Quando usados conforme orientação médica, eles têm efeito eficaz sobre esses germes. Caso contrário, as bactérias podem aumentar rapidamente e desenvolver resistência contra o antibiótico.
Muitas bactérias são móveis, capazes de se mover. Isso é frequentemente alcançado através de estruturas como flagelos ou através de mecanismos de deslizamento.
Até 300 anos atrás, ninguém sabia da existência desse tipo de vida. Foi um holandês chamado Leeuwenhoek que as observou as colônias de bactérias pela primeira vez. Em 1865, Louis Pasteur, descobriu como elas se multiplicam e causam doenças. Contudo, os estudos dessa forma de vida só foram mais precisos depois que Robert Koch, em 1870, descobriu como colori-las e mantê-las vivas em uma espécie de geleia que ele mesmo criou. Essa geleia é chamada de meio de cultura bacteriano. Desta forma, as colônias puderam ser observadas por mais tempo. Esse fato permitiu um conhecimento mais completo e aprofundado desse tipo de vida.
Tipos de bactérias
Podemos citar como principais tipos de bactérias: Cocos (formato arredondado); Bacilos (alongadas em forma de bastonetes); Espirilos (formato espiralado) e Vibriões (formato de vírgulas).
Principais doenças causadas por bactérias e seus agentes infecciosos:
Tuberculose: bacilo Mycobacterium tuberculosis
Hanseníase (lepra): bacilo de Hansen (Mycobacterium lepra)
Difteria: bacilo diftérico
Coqueluche: bactéria Bordetella pertussis
Pneumonia bacteriana: Streptococcus pneumoniae
Escarlatina: Streptococcus pyogenes
Tétano: bacilo do tétano (Clostridium tetani)
Leptospirose: Leptospira interrogans
Tracoma: Chlamydia trachomatis
Gonorreia ou blenorragia: gonococo (Neisseria gonorrhoeae)
Sífilis: Treponema pallidum
Meningite meningocócica: meningococo
Cólera: vibrião colérico (Vibrio cholerae)
Febre tifoide: Salmonella typhi
![]() |
Streptococcus pneumoniae: bactéria causadora da pneumonia. |
Reprodução das bactérias
A reprodução das bactérias ocorre, em sua grande maioria, de forma assexuada, por meio de um processo chamado fissão binária. Esse tipo de reprodução é caracterizado pela formação de indivíduos geneticamente idênticos ao organismo original, já que não há troca de material genético entre dois organismos.
Na fissão binária, o processo se dá da seguinte maneira:
Primeiramente, a bactéria duplica o seu material genético, ou seja, copia o seu DNA. Em seguida, essa célula bacteriana cresce e se alonga, preparando-se para a divisão. Depois disso, forma-se uma divisão no meio da célula, separando o conteúdo em duas partes. Finalmente, a célula-mãe se divide em duas células-filhas, cada uma contendo uma cópia idêntica do DNA original.
Esse processo é extremamente rápido e eficiente, especialmente em ambientes favoráveis, como locais com nutrientes, temperatura adequada e umidade. Algumas bactérias podem se reproduzir a cada 20 minutos, o que explica a formação de colônias muito grandes em pouco tempo.
Vale lembrar, porém, que apesar de a reprodução ser assexuada, algumas bactérias podem trocar fragmentos de DNA entre si por outros processos, como a conjugação, a transformação e a transdução. Esses mecanismos não são formas de reprodução, mas permitem variabilidade genética, o que pode ser importante para a adaptação a ambientes hostis, como aqueles com presença de antibióticos.
Curiosidades:
- A bacteriologia é a ciência que estuda todos os aspectos relacionados às bactérias.
- As bactérias que possuem a capacidade de produzir fermentação são chamadas de bactérias zimógenas.
- As doenças provocadas por bactérias são chamadas de bacterioses.
- No corpo humano existem, aproximadamente, 80 trilhões de bactérias. Nossa sorte é que a maioria delas não é patogênica (causadora de doenças).
|
Bactéria causadora da leptospirose |
Vocabulário do texto:
- Microscópico: que é tão pequeno que só pode ser visto com a ajuda de microscópio.
- Colônia: agrupamento de muitos seres vivos da mesma espécie que vivem juntos.
- Germes: microrganismos que podem causar doenças.
- Maléficas: que fazem mal ou prejudicam.
- Benéficas: que trazem benefícios ou fazem bem.
- Fixação do nitrogênio: processo pelo qual certas bactérias transformam o nitrogênio do ar em substâncias que as plantas podem usar.
- Nódulos: pequenas estruturas que aparecem nas raízes de algumas plantas, onde vivem bactérias benéficas.
- Apodrecer: decompor-se, quebrar-se em partes menores pela ação de bactérias ou fungos.
- Componentes químicos: substâncias formadas por elementos que compõem os seres vivos e o ambiente.
- Patogênicas: que causam doenças.
- Antibióticos: substâncias usadas para matar bactérias ou impedir seu crescimento.
- Resistência: capacidade de sobreviver ou não ser afetado por algo, como remédios.
- Flagelos: estruturas em forma de fios que algumas bactérias usam para se mover.
- Mecanismo de deslizamento: forma de locomoção usada por algumas bactérias sem o uso de flagelos.
- Meio de cultura: substância usada em laboratório para cultivar bactérias.
- Cocos: bactérias com formato arredondado.
- Bacilos: bactérias com formato de bastonetes.
- Espirilos: bactérias com formato espiralado.
- Vibriões: bactérias com formato de vírgula.
Artigo revisado por Tânia Cabral - Professora de Biologia e Ciências - graduada na Unesp, 2001.
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Fonte de referência do artigo:
RIOS, Eloci Peres e THOMPSON, Miguel. Conexões com a Biologia. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
Vídeo indicado no YouTube:
Bactérias: o que são? onde vivem? o que fazem? - Canal Instante Biotec