Bactérias

O que são, resumo, tipos de bactérias, doenças causadas por bactérias, formas de contágio, desenvolvimento, combate com o uso de antibióticos, os germes, formas patogênicas.

Imagem em microscópio de uma colônia de bactérias
Imagem em microscópio de uma colônia de bactérias

 


O que são bactérias (resumo)



As bactérias são seres muito pequenos que não podem ser vistos a olho nu. Elas vivem agregadas formando colônias com milhões de indivíduos. As colônias, sim, são visíveis sem uso de aparelhos. Exatamente por serem pequenas e simples, as bactérias se multiplicam em alta velocidade. Muitas delas, conhecidas como germes, são prejudiciais à saúde do homem, pois podem causar inúmeras doenças.



Características e informações sobre as bactérias



Elas se encontram por toda parte, e há milhares delas no ar, na água, no solo e inclusive em nossos corpos. Contudo, nem todas são maléficas. Há aquelas que desempenham papéis extremamente úteis para muitas formas de vida, inclusive para os seres humanos. No caso de plantas como ervilhas, por exemplo, existe um benefício. Colônias de bactérias habitam as raízes, no interior de pequenos nódulos. Essas bactérias ajudam no crescimento através da fixação do nitrogênio da atmosfera, transformando-o em um composto que as raízes absorvem.

 

No solo existem bactérias que podem ser benéficas através de várias maneiras. Uma delas é ajudar folhas velhas a apodrecerem, liberando componentes químicos que estavam retidos. Esses componentes podem, então, ser usados pelas plantas. Entretanto, há certas bactérias que são daninhas aos vegetais, prejudicando-os a ponto de destruí-los.

 

No caso dos seres humanos, as bactérias patogênicas são combatidas com o uso de antibióticos. Quando usados conforme orientação médica, eles têm efeito eficaz sobre esses germes. Caso contrário, as bactérias podem aumentar rapidamente e desenvolver resistência contra o antibiótico.


Podemos citar como principais tipos de bactérias: Cocos (formato arredondado); Bacilos (alongadas em forma de bastonetes); Espirilos (formato espiralado) e Vibriões (formato de vírgulas).


Até 300 anos atrás, ninguém sabia da existência desse tipo de vida. Foi um holandês chamado Leeuwenhoek que as observou as colônias de bactérias pela primeira vez. Em 1865, Louis Pasteur, descobriu como elas se multiplicam e causam doenças. Contudo, os estudos dessa forma de vida só foram mais precisos depois que Robert Koch, em 1870, descobriu como colori-las e mantê-las vivas em uma espécie de geleia que ele mesmo criou. Essa geleia é chamada de meio de cultura bacteriano. Desta forma, as colônias puderam ser observadas por mais tempo. Esse fato permitiu um conhecimento mais completo e aprofundado desse tipo de vida.


Principais doenças causadas por bactérias e seus agentes infecciosos:



Tuberculose: bacilo Mycobacterium tuberculosis


Hanseníase (lepra): bacilo de Hansen (Mycobacterium lepra)


Difteria: bacilo diftérico


Coqueluche: bactéria Bordetella pertussis


Pneumonia bacteriana: Streptococcus pneumoniae


Escarlatina: Streptococcus pyogenes


Tétano: bacilo do tétano (Clostridium tetani)


Leptospirose: Leptospira interrogans


Tracoma: Chlamydia trachomatis


Gonorreia ou blenorragia: gonococo (Neisseria gonorrhoeae)


Sífilis: Treponema pallidum


Meningite meningocócica: meningococo


Cólera: vibrião colérico (Vibrio cholerae)


Febre tifoide: Salmonella typhi



Streptococcus pneumoniae, bactéria causadora da pneumonia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Streptococcus pneumoniae: bactéria causadora da pneumonia.

 

Você sabia?


A bacteriologia é a ciência que estuda todos os aspectos relacionados às bactérias.

 



Artigo publicado em: 15/01/2011 - Última revisão: 04/10/2018
___________________________________

Por Elaine Barbosa de Souza

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.