Esqueleto Humano

Funções do esqueleto humano, ossos do esqueleto do ser humano, a medula, cartilagens e ligamentos, coluna vertebral, crânio, clavícula, omoplata, coluna vertebral, anatomia humana

Esqueleto humano: forma, proteção e sustentação do corpo
Esqueleto humano: forma, proteção e sustentação do corpo

 

Introdução (principais funções)

 

Além de dar a forma aos animais, o esqueleto tem a função de proteger os órgãos delicados do corpo.

 

A composição do esqueleto humano 

 

No caso do homem, seu esqueleto é composto por volta de 200 ossos. O crânio, que está situado na parte traseira da cabeça, está ligado à espinha dorsal (coluna vertebral), sendo que esta, por sua vez, é formada por vértebras. As costelas possuem a finalidade de proteger órgãos vitais como o coração e os pulmões.

 

Os membros superiores (braços) estão ligados à clavícula, na parte frontal, e à omoplata, na parte traseira. Já os membros inferiores (pernas), estão ligados à pelve. 

 

Além de ser uma estrutura forte e que tem por função proteger os órgãos do corpo, os ossos são bem leves; dentro deles há uma gordura chamada medula ou tutano.  

 

Ossos do esqueleto humano

 

Todos os ossos são ligados entre si, e, cada um deles, é mantido em seu lugar através de fortes envoltórios de tecidos. No caso da espinha, suas juntas contam com a cartilagem. Esta composição é extremamente importante, pois tem a função de absorver os impactos sofridos pelo corpo.

 

Você sabia?

 

- A Ortopedia é o ramo da Medicina destinado a preservar e restaurar o bom funcionamento dos ossos, que fazem parte do esqueleto humano.