Características do Capitalismo

Relação das principais características do sistema capitalista, economia, resumo, lucro, propriedade privada, concorrência, bilbiografia indicada

Lucro: principal objetivo do capitalismo
Lucro: principal objetivo do capitalismo

 

Principais características do Capitalismo

 

- Lucro como principal objetivo do sistema.

 

- Capital (dinheiro) e meios de produção são de propriedade privada.

 

- Sociedade dividida em classes, com presença de desigualdades sociais. Porém, o sistema possibilita a ascensão social, desde que haja dedicação e empenho do indivíduo.

 

- Presença de acúmulo de riquezas nas mãos das camadas mais ricas.

 

- Economia baseada na livre iniciativa.

 

- Presença de concorrência entre as empresas. Esse fator faz com que as empresas busquem reduzir seus custos para oferecerem produtos com preços cada vez mais baixos. Há também a necessidade de produzir e vender mercadorias de qualidade, com o objetivo de conquistar mercado consumidor.

 

- Economia dinâmica, com significativas relações comerciais.

 

- Sistema bancário consolidade e com grande importância no financiamento das atividades produtivas.

 

- Relações comerciais entre países e blocos econômicos.

 

- Geralmente, a economia do sistema capitalista está dividida em quatro setores: indústria, comércio, serviços e agricultura.

 

- Divisão internacional do trabalho.

 

- Definição de preços dos produtos, através da Lei de Oferta e Procura (demanda).

 

- Existência e valorização da propriedade privada.

 

- Os trabalhadores são remunuerados através do sistema de salários.

 

- Há também, na maioria dos países capitalistas, direitos trabalhistas (férias remuneradas, 13º salário, fundo de garantia por tempom de serviço, entre outros).

 

- Para que o capitalismo funcione de forma plena e eficiente, há necessidade de pouca interferência do Estado. Muita regulamentação, burocracia e elevada carga tributária dificultam o desenvolvimento do capitalismo.

 

- Uma das principais características do capitalismo atual é o sistema monetário e financeiro, baseado em uso de dinheiro físico (notas e moedas), transferências bancárias, cheques, cartões de crédito, venda e compra de ações, aplicações em fundos de investimentos, etc.

 

Você sabia?

 

- Atualmente, o capitalismo é o sistema econômica em vigor na maioria dos países do mundo.

 

- Sua origem está ligada à crise do feudalismo (século XV) e ao renascimento comercial e urbano do mesmo período. Porém, foi com a Revolução Industrial do século XVIII, que ele teve grande impulso.