Características do Socialismo

Resumo com as principais características econômicas, políticas e sociais do sistema socialista

Socialismo: economia planificada e centralizada nas mãos do Estado
Socialismo: economia planificada e centralizada nas mãos do Estado

 

Principais características do Socialismo:

 

- Economia planificada e centralizada, com elevada influência e controle do Estado. O governo define preços de produtos e serviços, fixa valores salariais, age na quantidade de produção e formação de estoques, administra o comércio exterior, entre outras ações controladoras.

 

- Os meios de produção são de propriedade, ou controlados, pelo Estado.

 

- O sistema bancário é totalmente estatal. Através dos bancos, o governo controla taxa de juros, tarifas bancárias, financiamentos e aplicação de recursos.

 

- Presença de grande quantidade de empresas estatais, principalmente nos setores de infraestrutura.

 

- Inexistência de concorrência, livre iniciativa e liberdade comercial.

 

- Serviços públicos (educação, saúde, transportes e etc.) geridos pelo governo.

 

- Ideal de inexistência de desigualdades sociais. Porém, nas experiências socialistas que ocorreram na História, 99% da população obtinha renda na mesma faixa (salários praticamente de subsistência). Por outro lado, 1% (integrantes do governo socialista) possuía melhores condições de vida e privilégios.

 

Você sabia?

 

- Nos dias de hoje, apenas três países adotam, do ponto de vista econômico, o socialismo. São eles: Cuba, Coreia do Norte e Mianmar.

 

- Os principais teóricos do socialismo utópico foram: Proudhon, Saint Simon, Robert Owen e Luiz Blanc. Estes teóricos defendiam a igualdade social, porém não explicaram como deveria alcançá-la.

 

- Os principais teóricos do socialismo científico foram: Karl Marx, Engels e Bakunin. Estes teóricos, idealizaram a igualdade social e definiram os caminhos para se chegar a ela.