G7 - O Grupo dos 7

O G7 é um grupo composto pelos sete países mais industrializados do mundo.

G7: Cúpula de 2017 aconteceu na Itália
G7: Cúpula de 2017 aconteceu na Itália

 

O que é  (definição) e países que fazem parte

 

O Grupo dos Sete, mais conhecido como G7, é um grupo informal composto por sete países, que estão entre as maiores e mais industrializadas economias do mundo. Estes países também possuem grande influência estratégica, política e militar no mundo.

 

Fazem parte do G7 os seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Japão, França, Reino Unido e Itália.


Criação, entrada e saída da Rússia

 

O G7 se formou em 1977. No ano de 1988, o grupo aceitou a entrada da Rússia e o grupo passou a ser chamado de G8 ou G7+Rússia.

 

Em março de 2014, a Rússia foi excluída do G8, que voltou a ser chamado de G7. O motivo do desligamento foi a anexação da Crimeia pela Rússia, ação que resultou em contestação da União Europeia.


Objetivos principais

 

O G7 realiza encontros anuais com o propósito de discutir e tomar decisões importantes nas áreas de economia, problemas sociais mundiais, questões e conflitos militares, meio ambiente, política internacional, comércio internacional, entre outras.

 

A Cúpula do G7

 

A Cúpula do G7 é uma reunião anual que reúne os líderes de sete das maiores economias avançadas do mundo. Além disso, a União Europeia está representada na cúpula. Estabelecida na década de 1970, a Cúpula do G7 surgiu como resposta às crises econômicas da época, com um foco inicial na coordenação de políticas econômicas. Ao longo dos anos, sua agenda se expandiu para incluir uma ampla gama de questões globais, como mudanças climáticas, segurança, comércio e saúde global.


A cúpula serve como uma plataforma para os países membros discutirem e coordenarem as principais questões econômicas e políticas internacionais. Ela oferece uma oportunidade para essas nações líderes abordarem coletivamente desafios que transcendem fronteiras nacionais, buscarem soluções para problemas globais e estabelecerem tendências de políticas internacionais. Embora as decisões tomadas no G7 não sejam juridicamente vinculativas, a influência da cúpula decorre do poder econômico e político de seus estados-membros, tornando-a um evento significativo na diplomacia global e nas relações internacionais.

 

Foto de uma reunião de Cúpula do G7

Líderes do G7 reunidos na Cúpula de emergência em 2014: tema foi a anexação da Crimeia pela Rússia.



Você sabia?

 

Os países do g7 possuem cerca de 10% da população mundial e 45% da renda nacional bruta mundial.

 

Temas relacionados