Indústria dos Estados Unidos

Resumo das principais características, setores industriais mais desenvolvidos, regiões, cidades e centros, industriais dos EUA, dados, produtos industriais fabricados

Indústria dos Estados Unidos: mão de obra qualificada e alta tecnologia
Indústria dos Estados Unidos: mão de obra qualificada e alta tecnologia

 

Introdução

 

Os Estados Unidos é um dos países mais industrializados do mundo atual. Cerca de 24% do PIB norte-americano é gerado pelo setor industrial, sendo que, aproximadamente, 20% da mão de obra do país está empregada nas indústrias.

A industrialização dos EUA começou a crescer no começo do século XX, porém foi a partir do final da Segunda Guerra Mundial, que houve o grande avanço industrial do país.

 

Principais características da indústria dos EUA:

 

- Grande diversificação, ou seja, quase todos os produtos industriais existentes no mundo são fabricados atualmente nos Estados Unidos. Desde um simples parafuso até um avião de última geração.

 

- Utilização de processos industriais modernos e com grande produtividade.

 

- Uso de robôs em muitas industrias.

 

- Emprego de mão de obra qualificada.

 

Principais setores industriais e regiões de destaque:

 

Indústria Metalúrgica

 

Metade da produção industrial dos EUA concentra-se na área metalúrgica. Grande parte das indústrias metalúrgicas norte-americanas está concentrada nas regiões Nordeste e Meio-Oeste do país. Destacam-se as cidades de Chicago, Los Angeles e Pittsburgh.

 

Indústria Química

 

Setor industrial de grande importância econômica para os EUA. Grande parte das indústrias químicas está localizada em regiões de extração e refino de petróleo. A região dos Grandes Lagos e os estados do Texas, Califórnia e Louisiana são as áreas com presença de grandes da área química.

 

Indústria Têxtil

 

As indústrias de tecidos e roupas dos EUA estão concentradas, principalmente, nos estados de Boston, Alabama e Geórgia. Essas indústrias utilizam ampla mecanização no sistema de produção fabril e trabalham com mão de obra especializada e qualificada. Atualmente, os EUA são um dos maiores produtores de tecidos do mundo.

 

Principais regiões industriais dos EUA:

 

-  Quase 50% das indústrias dos EUA estão concentradas nas regiões Nordeste e dos Grandes Lagos. Essa região é conhecida como Manufacturing Belt (Cinturão dos Manufaturados) Cerca de 55% dos investimentos no setor industrial do país estão concentrados nessa região, que emprega cerca de 60% dos trabalhadores desse setor.

 

- Sun Belt (Cinturão do Sol) está localizada no sul dos EUA. Destaca-se pelas industrias ligadas aos setores de Eletrônica, Biotecnologia e Aeroespacial.

 

- A região da Costa do Golfo do México destaca-se nas áreas química, metalúrgica e refino de petróleo.

 

- Vale do Silício (costa do Pacífico) apresenta grande quantidade de indústrias ligadas à microeletrônica e componentes para computadores.

 

- Na Costa do Pacífico, também há muitas indústrias de automóveis, embarcações e autopeças.

 

Principais dados da indústria dos Estados Unidos:

 

- Principais produtos fabricados: veículos, eletroeletrônicos, aviões, aço, produtos químicos, alimentos processados, tecidos, computadores, smartphones, navios e autopeças.

 

- Taxa de crescimento da produção industrial: crescimento de 2,3% (em 2017).

 

- Principais produtos industriais exportados: insumos industriais, aeronaves, autopeças, produtos de informática, automóveis e equipamentos de telecomunicação.