História do Handebol

Conheça neste artigo a História do Handebol, sua origem e principais fatos deste esporte.

Início do esporte: partidas disputadas em campos de futebol
Início do esporte: partidas disputadas em campos de futebol

 

Origem do Handebol


O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor de Educação Física alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.

 

Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados, parecidos com os de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.



No ano de 1925, foi realizada a primeira partida internacional oficial de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo os alemães por 6 a 3.




Fatos importantes da história do handebol:

 


- Em 1934, o COI (Comitê Olímpico Internacional) inclui o handebol como esporte Olímpico.



- Nas Olimpíadas de Berlim (1936), seis países disputaram a medalha de ouro. Foi a estreia do esporte em Jogos Olímpicos. A Alemanha tornou-se campeã, após derrotar a Áustria por 10 a 6.



- Em 1938, foi disputado, na Alemanha, o primeiro campeonato mundial de handebol.



- Em 18 de julho de 1946, foi fundada a IHF (International Handball Federation), atualmente com sede na cidade de Basileia (Suíça).



- No ano de 1966, os jogos de handebol em campo gramado foram descontinuados, passando o esporte ser realizado somente em salão.



- Após um período sem participação, o esporte volta a fazer parte das Olimpíadas nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Porém, com regras reformuladas e partidas disputadas em quadra.



- Atualmente o esporte é praticado em 185 países, envolvendo mais de um milhão de equipes e trinta milhões de profissionais (jogadores, treinadores e outros profissionais do esporte).

 

Foto de perfil de Karl Schelenz, o criador do Handebol

Karl Schelenz: conhecido como o "pai do Handebol".

 

 

Principais associações:


- Em nível internacional, as atividades de Handebol são organizadas e coordenadas pela IHF (Federação Internacional de Handebol) com sede na cidade de Basileia (Suíça).

 

- No Brasil, o esporte é coordenado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) com sede na cidade de Aracaju (Sergipe).

 

Foto de uma bola de handebol preta e branca

Bola de Handebol




As 10 principais regras do Handebol:

 

1. Estrutura da Equipe: Uma equipe de handebol consiste de 7 jogadores de cada lado (seis jogadores de campo e um goleiro).


2. Área de Jogo: O jogo é disputado em uma quadra de 40m x 20m, com um gol no meio de cada lado. A área de gol é exclusiva para goleiros (jogadores de linha não podem pisar nesta área)


3. Marcação: Um gol é marcado quando toda a bola cruza a linha do gol dentro das traves e sob o travessão, desde que nenhuma regra tenha sido infringida.


4. Manuseio da bola: Um jogador pode segurar a bola por no máximo três segundos antes de passar, driblar ou chutar. Os jogadores podem dar três passos com a bola antes de quicá-la ou passá-la.


5. Drible: Semelhante ao basquete, os jogadores podem driblar a bola enquanto se movem pela quadra. No entanto, uma vez que um jogador tenha parado de driblar, ele não pode reiniciar (drible duplo), ele deve passar ou chutar.


6. Contato Físico: Handebol é um esporte de contato, mas certas formas de contato são consideradas infrações. Você não tem permissão para colocar um adversário em perigo, puxar, bater ou socar a bola das mãos de um adversário.


7. Lançamentos Livres: Os lances livres são concedidos para infrações leves das regras e executados no local da violação ou de uma linha a uma curta distância fora da área de gol, a linha de 9 metros.


8. Pênaltis: Para infrações graves, como defesa dentro da área de gol ou faltas flagrantes, será marcado pênalti de 7 metros.


9. Suspensões: Um jogador que causar uma ação antidesportiva pode ser suspenso por dois minutos. Qualquer jogador que receba três suspensões de 2 minutos será desqualificado.


10. Duração da Partida: As partidas adultas duram normalmente 60 minutos, divididas em dois tempos de 30 minutos, com um intervalo de 10 a 15 minutos.


* Essas regras cobrem o básico, mas há muitas regras e regulamentos mais detalhados no livro de regras oficial da Federação Internacional de Handebol.



Principais campeonatos:


- O principal torneio internacional de Handebol é o Campeonato Mundial de Handebol (masculino e feminino). Ele é realizado em todos os anos ímpares e conta com a participação de seleções nacionais.

 

- O último Campeonato Mundial de Handebol (masculino) ocorreu em janeiro de 2023, na Suécia e na Polônia. A Dinamarca tornou-se campeã (3º título conquistado) e a seleção da França ficou como vice-campeã (medalha de prata).

 

- O próximo Campeonato Mundial de Handebol feminino ocorrerá na Dinamarca, Noruega e Suécia em dezembro de 2023.

 

- Já a última versão feminina do Campeonato Mundial de Handebol ocorreu em dezembro de 2021, na Espanha. A seleção da Noruega ficou com o título após vencer a França na final. Foi o quarto título mundial conquistado pela seleção feminina de handebol da Noruega.

 

- Nas Olimpíadas de Tóquio de 2021, o destaque ficou para a França, que obteve medalha de ouro no masculino e no feminino.




Você sabia?

 

- O Handebol tem origens antigas e as versões do jogo remontam à Antiguidade. As formas do jogo foram praticadas na Grécia e Roma Antigas, e também entre os Inuit na Groenlândia e os Franceses na Europa durante a Idade Média. Vale ressaltar que nestes períodos históricos o Handebol não tinha regras unificadas, ou seja, era apenas um jogo com elementos parecidos com o Handebol atual.

 

- Embora seja praticado por milhares de pessoas em nosso país, a equipe brasileira ainda não conseguiu ganhar medalha olímpica no Handebol.

 

- A trave do handebol, numa quadra oficial, tem 2 metros de altura e 3 metros de largura.

 

Foto de uma partida de Handebol com o jogador arremessando para o gol

Partida de Handebol: muita movimentação e vários gols.

 

 

Pintura antiga mostrando homens segurando bolas

Os primórdios do Handebol na Roma Antiga.

 

 

 

Veja também:


Campeões Mundiais de Handebol


Curiosidades do Handebol

 

 

 

QUIZ

 

Qual era a profissão do inventor do Handebol?

 






 

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).