História do Handebol
Conheça neste artigo a História do Handebol, sua origem e principais fatos deste esporte.
Origem do Handebol
O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor de Educação Física alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.
Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados, parecidos com os de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.
No ano de 1925, foi realizada a primeira partida internacional oficial de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo os alemães por 6 a 3.
Fatos importantes da história do handebol:
- No ano de 1920, a versão moderna do handebol foi introduzida na Alemanha por Carl Schelenz. Ele adaptou o handebol de campo para uma versão indoor, que se aproxima do jogo atual.
- Em 1934, o COI (Comitê Olímpico Internacional) inclui o handebol como esporte Olímpico.
- Nas Olimpíadas de Berlim (1936), seis países disputaram a medalha de ouro. Foi a estreia do esporte em Jogos Olímpicos. A Alemanha tornou-se campeã, após derrotar a Áustria por 10 a 6.
- Em 1938, foi disputado, na Alemanha, o primeiro campeonato mundial de handebol.
- Em 18 de julho de 1946, foi fundada a IHF (International Handball Federation), atualmente com sede na cidade de Basileia (Suíça).
- No ano de 1954, o primeiro Campeonato Mundial de Handebol masculino foi realizado na Suécia, marcando um marco nas competições internacionais.
- No ano de 1966, os jogos de handebol em campo gramado foram descontinuados, passando o esporte ser realizado somente em salão.
- Em 1972, o handebol indoor, com 7 jogadores por equipe, tornou-se um evento permanente nos Jogos Olímpicos de Verão, começando nas Olimpíadas de Munique.
- Após um período sem participação, o esporte volta a fazer parte das Olimpíadas nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Porém, com regras reformuladas e partidas disputadas em quadra.
- Em 1995, a decisão Bosman nos tribunais europeus levou a mudanças significativas nos contratos de jogadores, aumentando a mobilidade dos atletas de handebol nas ligas europeias. A decisão Bosman foi um veredito da Corte Europeia de Justiça que permitiu maior liberdade de transferência de jogadores entre clubes da União Europeia, ao eliminar restrições sobre atletas ao fim de seus contratos e reduzir limitações de jogadores estrangeiros nos clubes.
- No ano 2000, a IHF introduziu a regra do Gol de Ouro para o tempo extra em partidas de handebol. Essa regra foi eventualmente alterada, mas influenciou a maneira como os jogos eram decididos na prorrogação.
- Atualmente o esporte é praticado em 185 países, envolvendo mais de um milhão de equipes e trinta milhões de profissionais (jogadores, treinadores e outros profissionais do esporte).
Karl Schelenz: conhecido como o "pai do Handebol". |
Principais associações:
- Em nível internacional, as atividades de Handebol são organizadas e coordenadas pela IHF (Federação Internacional de Handebol) com sede na cidade de Basileia (Suíça).
- No Brasil, o esporte é coordenado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) com sede na cidade de Aracaju (Sergipe).
Bola de Handebol |
As 10 principais regras do Handebol:
1. Estrutura da Equipe: Uma equipe de handebol consiste em 7 jogadores de cada lado (seis jogadores de campo e um goleiro).
2. Área de Jogo: O jogo é disputado em uma quadra de 40m x 20m, com um gol no meio de cada lado. A área de gol é exclusiva para goleiros (jogadores de linha não podem pisar nesta área)
3. Marcação: Um gol é marcado quando toda a bola cruza a linha do gol dentro das traves e sob o travessão, desde que nenhuma regra tenha sido infringida.
4. Manuseio da bola: Um jogador pode segurar a bola por no máximo três segundos antes de passar, driblar ou chutar. Os jogadores podem dar três passos com a bola antes de quicá-la ou passá-la.
5. Drible: Semelhante ao basquete, os jogadores podem driblar a bola enquanto se movem pela quadra. No entanto, uma vez que um jogador tenha parado de driblar, ele não pode reiniciar (drible duplo), ele deve passar ou chutar.
6. Contato Físico: Handebol é um esporte de contato, mas certas formas de contato são consideradas infrações. Você não tem permissão para colocar um adversário em perigo, puxar, bater ou socar a bola das mãos de um adversário.
7. Lançamentos Livres: Os lances livres são concedidos para infrações leves das regras e executados no local da violação ou de uma linha a uma curta distância fora da área de gol, a linha de 9 metros.
8. Pênaltis: Para infrações graves, como defesa dentro da área de gol ou faltas flagrantes, será marcado pênalti de 7 metros.
9. Suspensões: Um jogador que causar uma ação antidesportiva pode ser suspenso por dois minutos. Qualquer jogador que receba três suspensões de 2 minutos será desqualificado.
10. Duração da Partida: As partidas adultas duram normalmente 60 minutos, divididas em dois tempos de 30 minutos, com um intervalo de 10 a 15 minutos.
* Essas regras cobrem o básico, mas há muitas regras e regulamentos mais detalhados no livro de regras oficial da Federação Internacional de Handebol.
Você sabia?
- O Handebol tem origens antigas e as versões do jogo remontam à Antiguidade. As formas do jogo foram praticadas na Grécia e Roma Antigas, e também entre os Inuit na Groenlândia e os Franceses na Europa durante a Idade Média. Vale ressaltar que nestes períodos históricos o Handebol não tinha regras unificadas, ou seja, era apenas um jogo com elementos parecidos com o Handebol atual.
- Embora seja praticado por milhares de pessoas em nosso país, a equipe brasileira ainda não conseguiu ganhar medalha olímpica no Handebol.
- A trave do handebol, numa quadra oficial, tem 2 metros de altura e 3 metros de largura.
Partida de Handebol: muita movimentação e vários gols. |
Os primórdios do Handebol na Roma Antiga. |
QUIZ
Qual era a profissão do inventor do Handebol?
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Fonte de referência do artigo:
PEREIRA, Marcos Antonio. Handebol: história, regras e fundamentos. São Paulo: Sprint, 2013.
Vídeo indicado no YouTube:
HISTÓRIA DO HANDEBOL COMPLETA NO MUNDO E NO BRASIL (Canal Dicas Educação Física)