Rugby

O rugby é um esporte de equipe, originado na Inglaterra, em que os jogadores usam uma bola oval e tentam marcar pontos carregando-a para além da linha de gol do adversário ou chutando-a entre os postes verticais do gol.

Rugby: esporte emocionante com muito contato físico
Rugby: esporte emocionante com muito contato físico

 

O que é (definição) e como surgiu

 

O Rugby é um esporte coletivo que surgiu numa escola na cidade de Rugby (Inglaterra) no ano de 1823.  Ele é disputado por duas equipes, em que os jogadores conduzem uma bola oval com as mãos, podendo também utilizar os pés para chutes e lançamentos. O rugby é um esporte em que ocorre muito contato físico entre os jogadores. A versão original e mais tradicional é disputada por duas equipes de quinze jogadores, já a olímpica é disputada por duas equipes de sete jogadores.



Objetivo e regras básicas (versão olímpica):

 

- A equipe deve avançar no campo para marcar pontos. Os jogadores podem passar a bola, desde que seja para um companheiro que esteja atrás dele.

 

- Os pontos podem ser marcados das seguintes formas: 1) quando a equipe consegue conduzir a bola, tocando-a atrás da linha do gol adversário. Esta jogada é chamada de try e vale 5 pontos. 2) Após o try, um jogador pode tentar marcar mais dois pontos extras, chutando a bola entre os dois travessões do campo adversário. 3) Quando sofre uma penalidade (falta), o jogador pode tentar marcar 3 pontos chutando a bola entre os travessões do time adversário. 4) Outra forma de conseguir 3 pontos é através do drop goal. Isto ocorre quando um jogador de posse da bola, com o jogo em movimento, chuta entre os travessões do campo adversário.

 

- Os jogos de Rugby duram 14 minutos, divididos em dois tempos de 7 minutos. A final tem a duração de 20 minutos, com dois tempos de 10 minutos.

 

- Quando o jogo está em movimento e um jogador chuta a bola em direção ao campo adversário, somente ele ou outros jogadores de sua equipe (desde que esteja atrás da linha da bola no momento do chute), pode pegar a bola. Evidentemente os jogadores da equipe adversária também tentarão pegar a bola.

 

- Quando a bola é chutada para fora do campo, o time adversário tem o direito de cobrar o lateral (line-out).

 

- Se um jogador jogar a bola para a frente, ele comete uma infração chamada de Knock-on.

 

- Uma jogada muito comum no Rugby e conhecida como Scrum. Esta jogada tem como objetivo repor a bola em jogo. Três jogadores de cada equipe ficam juntos e agachados, tentando empurrar os adversários para ganhar a posse de bola.

 

- Em cada jogo é permitida apenas cinco substituições de jogadores por equipe.

 

- O campo de Rugby deve ter, no máximo, 70 metros de largura e 100 metros de comprimento.

 

- A distância entre as traves é de 5,6 metros. Eles ficam a três metros de altura.

 

- A bola de rugby pesa aproximadamente 400 gramas e possui formato oval.

 

Foto de uma bola oficial de Rugby
Bola oficial de Rugby



Equipamentos e uniformes usados por um jogador de rugby:

 

1. Camisa (Jersey): feita de tecido durável e respirável, geralmente com mangas curtas e um ajuste apertado para dificultar que os adversários a agarrem.


2. Shorts: normalmente feitos de material resistente como algodão ou poliéster para suportar tackles e jogadas duras.


3. Meias: longas, até o joelho, geralmente nas cores do time.


4. Chuteiras (Cleats)
: chuteiras de rúgbi com travas ou cravos para proporcionar tração no campo. As travas podem ser de metal ou plástico, dependendo do nível de jogo e das condições do campo.


5. Protetor Bucal: essencial para proteger os dentes e reduzir o risco de lesões na mandíbula.


6. Capacete (Scrum Cap): opcional, capacete macio e acolchoado para proteger as orelhas e reduzir o risco de lesões na cabeça, especialmente para os jogadores da frente nas scrums.


7. Ombreiras: opcionais, almofadas leves usadas sob a camisa para proteger os ombros e a parte superior do corpo.


8. Almofadas Protetoras: opcionais, almofadas finas para outras partes do corpo, como as costelas e o peito.


9. Protetor de Gengiva: um tipo de protetor bucal projetado especificamente para proteger os dentes e as gengivas.


10. Fita e Ataduras:
usadas para apoiar as articulações e proteger contra lesões.


11. Suporte Atlético e Coquilha (Proteção para a Virilha): opcional, usada por alguns jogadores para proteção adicional.



Estes equipamentos garantem que os jogadores estejam protegidos enquanto mantêm a agilidade e a mobilidade necessárias para o jogo.

 

 

Outras informações interessantes e curiosidades:

 

- Nas Olimpíadas, as equipes de rugby são compostas por sete jogadores.

 

- O formato de Rugby com sete jogadores por equipe esteve nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Nas Olimpíadas de 1900, 1908, 1920 e 1924, a versão era a de quinze jogadores por equipe.

 

- O Rugby estreou nos Jogos Olímpicos de Verão no ano de 1900 (Olimpíadas de Paris). O ouro foi conquistado pela equipe francesa.

 

- Para obterem proteção nos contatos físicos, os jogadores costumam usar protetor bucal (obrigatório) e ombreiras (opcional).

 

- No Brasil, o Rugby ainda não é muito praticado, embora venha crescendo nos últimos anos. Espera-se que após as Olimpíadas de 2016, com uma maior divulgação, o esporte possa cair no gosto popular e ser praticado por mais pessoas.

 

- Austrália, França, Inglaterra e Nova Zelândia são as grandes potências mundiais do Rugby na atualidade.

 

- Nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, a seleção de rugby de 7 masculina de Fiji ficou com o ouro, após vencer a Grã-Bretanha na final. No feminino, o ouro ficou com a seleção australiana, que venceu a Nova Zelândia na final.



Principais associações:

 

- Quem regula o esporte em nível internacional é a International Rugby Board, também conhecida como World Rugby. Ela é uma federação das associações nacionais.

 

- No Brasil, o esporte é organizado pela Confederação Brasileira de Rugby.

 

Duas equipes de rugby disputando uma partida

Rugby: esporte de origem inglesa é caracterizado por uso de força física, habilidade e velocidade.

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).