Vocabulário do Basquetebol: expressões gírias e termos
Conheça os principais termos usados no basquetebol e seus significados.
Vocabulário do basquetebol (termos, gírias e expressões):
- Assistência: passe que resulta diretamente em uma cesta.
- Arremesso: ato de lançar a bola em direção à cesta para marcar pontos.
- Bandeja: arremesso feito em movimento próximo à cesta, geralmente após um drible.
- Bloqueio: ação de um jogador para impedir o movimento do adversário ou desviar a bola.
- Bola ao alto: procedimento usado para iniciar o jogo, com o árbitro lançando a bola para cima entre dois jogadores.
- Cesta: quando a bola passa pelo aro e conta pontos para a equipe.
- Cestinha: termo para definir o jogador que marcou mais pontos (fez mais cestas) numa partida ou campeonato de basquetebol.
- Contra-ataque: jogada rápida após a recuperação da posse de bola, visando marcar pontos antes que a defesa adversária se organize.
- Corte: movimento rápido do jogador sem a bola para se desmarcar.
- Cravar: enterrar a bola com força na cesta.
- Defesa: estratégia e ações para impedir que a equipe adversária marque pontos.
- Drible: ato de quicar a bola repetidamente enquanto se move.
- Enterrada: ato de arremessar a bola diretamente na cesta, geralmente saltando e segurando o aro.
- Erro de passe: passe mal-executado que resulta na perda da posse de bola.
- Escolta: jogador responsável por levar a bola ao ataque e organizar as jogadas.
- Estar na mão: expressão usada quando um time tem o jogo sob controle, com grande vantagem de pontos no placar.
- Estouro do cronômetro: falta cometida ao ultrapassar o tempo permitido para um arremesso.
- Falta: infração cometida por contato físico ilegal com um adversário.
- Finta: movimento para enganar o adversário, fazendo-o acreditar que uma ação será realizada, mas executando outra.
- Fominha: termo usado para jogador que não passa a bola e tenta resolver tudo sozinho.
- Intervalo: período de descanso entre os tempos do jogo.
- Lance livre: arremesso concedido após uma falta, realizado sem oposição da linha de lance livre.
- Linha de três pontos: linha que delimita os arremessos de três pontos, situando-se a uma distância específica da cesta.
- Linha lateral: limite lateral da quadra, fora do qual a bola é considerada fora de jogo.
- Mandar uma pedrada: expressão usada para um arremesso de bola com muita força, geralmente resultando em um arremesso ruim.
- Marcações: táticas defensivas para marcar os jogadores adversários.
- Matador: expressão usada para um jogador que é muito eficaz em arremessos, especialmente em momentos decisivos.
- Meia quadra: metade da quadra de jogo, usada para delimitar o campo de ataque e defesa.
- Pivô: Jogador que atua próximo à cesta, tanto no ataque quanto na defesa.
- Posse de bola: direito de uma equipe de atacar enquanto mantém a bola.
- Prorrogação: tempo adicional para desempate quando o jogo termina empatado.
- Rebote: ato de recuperar a bola após um arremesso não convertido.
- Roubada de bola: ato de tomar a bola do adversário sem cometer falta.
- Salto entre dois: procedimento para iniciar o jogo ou decidir a posse de bola, envolvendo dois jogadores adversários.
- Sistema de jogo: conjunto de estratégias e táticas de uma equipe.
- Tabela: Estrutura atrás da cesta usada para ajudar nos arremessos.
- Técnico: Treinador responsável pelas estratégias e treinamentos da equipe.
- Temporada regular: período da competição com jogos programados antes dos playoffs.
- Tempo: Cada uma das partes em que o jogo é dividido, normalmente quatro períodos.
- Tempo de ataque: tempo limitado (24 segundos) que uma equipe tem para arremessar a bola ao cesto.
- Tempo técnico: pausa solicitada pelo técnico para orientar a equipe.
- Tiro de dois pontos: arremesso realizado dentro da linha de três pontos, valendo dois pontos.
- Tiro de três pontos: arremesso realizado além da linha de três pontos, valendo três pontos.
- Toco: termo usado para definir um bloqueio forte que impede o arremesso do adversário
- Turnover: perda de posse de bola para o adversário, seja por erro, falta ou interceptação.
- Zona de defesa: área específica onde a equipe se posiciona para impedir os ataques adversários.
- Zona morta: área perto da linha de fundo, fora do alcance efetivo de arremessos e ataques.
- Jumper: arremesso feito durante o salto.
- Pick-and-roll: jogada onde um jogador faz um bloqueio para o companheiro que está com a bola e em seguida rola para a cesta.
- Backcourt: parte da quadra de defesa da equipe que possui a bola.
- Frontcourt: parte da quadra de ataque da equipe que possui a bola.
- Pivotar: ato de girar em torno de um pé fixo enquanto se segura a bola.
- Gancho: arremesso com um braço, normalmente usado perto da cesta.
- Quadra: área onde o jogo é disputado, geralmente de 28m x 15m.
- Banco de reservas: local onde ficam os jogadores que não estão em quadra e o técnico.
- Double-double: quando um jogador atinge dígitos duplos em duas estatísticas principais (pontos, rebotes, assistências, etc.).
- Triple-double: quando um jogador atinge dígitos duplos em três estatísticas principais (pontos, rebotes, assistências, etc.).
Bloqueio no Basquetebol: na foto o jogador de número 7 está fazendo o bloqueio. |
Finta: "enganando" o adversário através de uma jogada rápida. |
Publicado em 25/05/2024
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