Exemplos de economia de energia elétrica
Apresentamos várias orientações e exemplos práticos para reduzir o consumo de energia elétrica em casa.

Importância e benefícios da economia de energia elétrica
Consumir de forma racional a energia elétrica apresenta dois benefícios principais. Para o consumidor, gera uma boa redução no custo da conta de energia elétrica, possibilitando economia todos os meses. Outra vantagem é do ponto de vista ambiental, pois a redução do consumo possibilita o aumento do estoque de energia no país, evitando assim o uso de energia proveniente das usinas térmicas que aumentam a poluição do ar.
Exemplos práticos para economizar energia elétrica:
- Uso ao máximo a luz solar durante o dia, ligando a iluminação somente quando necessário.
- Não deixe as luzes acessas em cômodos que não possuem pessoas.
- Ligue o ferro elétrico somente quando tiver uma significativa quantidade de roupa para passar.
- Quando possível, instale sistema de captação de energia solar para ser transformada em energia elétrica em casa.
- Em banheiros com chuveiro elétrico, tome banho rapidamente. Uma dica é ensaboar todo o corpo antes de ligar o chuveiro. Outra é deixar o chuveiro na posição verão, pois assim o aquecimento da água é menor e o consumo de energia elétrica também.
- Use o aparelho de micro-ondas somente quando necessário.
- Procure comprar aparelhos elétricos e da linha branca (principalmente geladeira) com selos que indicam baixo consumo de energia elétrica. O mais indicado é o selo Procel de economia de energia.
- Evite ao máximo o uso de máquinas de lavar louça e secadoras.
- Não deixe televisores, rádios, videogames e outros aparelhos ligados quando não estiver usando.
- Quando for ficar muito tempo fora de casa, vale a pena tirar da tomada os aparelhos eletrônicos de controle remoto. Mesmo na posição de stand by ocorre o consumo de energia elétrica.
- Use sempre em casa as lâmpadas eletrônicas ou de LED (mais econômicas).
- Pinte a parte interna da casa de cores claras (preferência para o branco), pois estas refletem a luz solar e deixa o ambiente mais claro, evitando assim acender lâmpadas durante o dia.
- Evite abrir constantemente a porta da geladeira, pois isso aumenta seu consumo de energia.
- Evite usar ar condicionado e aquecedor elétrico, pois estes gastam muita energia. Se necessitar usar o ar condicionado, deixe a porta do ambiente climatizado fechada, assim o consumo de energia será menor.
- Para quem mora em residência antiga, vale a pena chamar um eletricista para fazer uma checagem no funcionamento da rede elétrica interna. Fiação antiga pode apresentar problemas que geram perda de energia elétrica.
![]() |
Lâmpada LED: seu uso reduz bastante o gasto com energia elétrica. |
Curiosidades:
- Um chuveiro elétrico ligado consome o equivalente a 60 tvs ligadas ou 28 computadores. Por isso o chuveiro é considerado o maior responsável pelo alto consumo de energia de uma residência. Uma pessoa que toma banho por 15 minutos todos os dias gasta, no final do mês, cerca de R$ 48,50 com este tipo de consumo (custo estimado para o ano de 2021).
- Cerca de 15% da energia elétrica gerada no Brasil é desperdiçada somente pelas residências (fonte: UFRJ). Isso equivale a um desperdício de, aproximadamente, 1.300 GWh.
atualizado em 21/04/2021
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Energia Elétrica e Sustentabilidade
Autor: Reis, Lineu Belico dos
Editora: Manole