Energia Limpa
Energia limpa é aquela que não produz poluição em seu processo de geração ou uso.

O que é (conceito de Energia Limpa)
Energia limpa é aquela que não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global. As fontes de energia que liberam quantidades muito baixas destes gases ou resíduos também são consideradas fontes de energia limpa.
Principais fontes de energia Limpa:
- Energia eólica - gerada a partir da força do vento.
- Energia solar - gerada a partir dos raios solares.
- Das Marés - gerada através da energia contida nas marés dos mares e oceanos.
- Biogás - biocombustível produzido a partir da mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano.
- Biocombustíveis - etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar e milho), biogás (produzido a partir da biomassa), bioetanol, bioéter, biodiesel, entre outros.
Importância e vantagens do uso
A produção e o consumo de energia de fontes limpas são de extrema importância para a proteção do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida das pessoas. Como não geram gases do efeito estufa (ou geram muito pouco), não favorecem o aquecimento global do planeta. Por outro lado, como não há queima de combustíveis fósseis, não há geração de gases poluentes ou resíduos sólidos que podem prejudicar a saúde das pessoas. A energia limpa é também um importante fator para se garantir o desenvolvimento sustentável do planeta.
Você sabia?
- Atualmente, cerca de 24% da energia gerada e consumida no mundo são provenientes de fontes limpas (dados estimados de 2019). Fonte: GWES.
|
Energia solar: outro exemplo de energia limpa. |
atualizado em 09/11/2020
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
A energia limpa do desenvolvimento
Autor: Cunha, Renato
Editora: Ensol