Energia Limpa

O que é, tipos de energia Limpa, exemplos, fontes, resumo, importância para o meio ambiente, produção, solar, eólica

Energia Eólica: exemplo de energia limpa
Energia Eólica: exemplo de energia limpa

 

Conceito de Energia Limpa

 

Energia limpa é aquela que não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global. As fontes de energia que liberam quantidades muito baixas destes gases ou resíduos também são consideradas fontes de energia limpa.

 

Principais fontes de energia Limpa:

 

- Energia eólica - gerada a partir da força do vento.

 

- Energia solar - gerada a partir dos raios solares.

 

- Das Marés - gerada através da energia contida nas marés dos mares e oceanos.

 

- Biogás - biocombustível produzido a partir da mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano.

 

- Biocombustíveis - etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar e milho), biogás (produzido a partir da biomassa), bioetanol, bioéter, biodiesel, entre outros.

 

Importância

 

A produção e o consumo de energia de fontes limpas são de extrema importância para a proteção do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida das pessoas. Como não geram gases do efeito estufa (ou geram muito pouco), não favorecem o aquecimento global do planeta. Por outro lado, como não há queima de combustíveis fósseis, não há geração de gases poluentes ou resíduos sólidos que podem prejudicar a saúde das pessoas. A energia limpa é também um importante fator para se garantir o desenvolvimento sustentável do planeta.

 

Você sabia?

 

- Atualmente, cerca de 24% da energia gerada e consumida no mundo são provenientes de fontes limpas (dados estimados de 2017).