Energia Suja e suas fontes

Energia suja é a energia gerada a partir de fontes que causam significativa poluição ambiental, como combustíveis fósseis, resultando em elevados níveis de emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes.

Poluição causada por uso de energia suja
Poluição causada por uso de energia suja

 

O que é (conceito)

 

Energia suja é aquela que provoca danos ao meio ambiente ou à saúde dos seres humanos quando são utilizadas. Tem esse nome, pois seu uso geralmente gera poluição do ar.

 

Estas fontes sujas de energia são usadas, principalmente, para a geração de energia elétrica (caso das usinas termelétricas que usam carvão mineral) ou em meios de transportes (caso da gasolina e diesel).



Exemplos de fontes de energia suja:

 

1. Petróleo (gasolina, diesel e querosene de aviação): devido à poluição gerada durante sua queima, contribuindo para problemas ambientais e de saúde

 

2. Carvão mineral: é uma das fontes mais poluentes de energia, liberando dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio, dióxido de enxofre e material particulado, sendo prejudicial ao meio ambiente e à saúde.

 

3. Carvão vegetal (lenha): é considerado uma fonte suja de energia devido à sua queima que libera poluentes no ar, contribuindo para a poluição ambiental e impactos negativos na saúde humana

 

4. Energia Nuclear: principalmente devido ao lixo atômico gerado no processo.

 

5. Gás natural: além de ser uma fonte não renovável, seu uso também gera poluição do ar.

 

6. Turfa: é um material orgânico usado como fonte de combustível em algumas regiões. É considerada suja porque sua extração libera dióxido de carbono armazenado em turfeiras na atmosfera, contribuindo para as emissões de gases do efeito estufa.




Desvantagens do uso das fontes de energia suja:

 

Geralmente não são renováveis, ou seja, são fontes esgotáveis.

 

Causam poluição ambiental, principalmente do ar, gerando problemas de saúde nas pessoas. Os habitantes de grandes centros urbanos são os que mais sofrem estas consequências.

 

São os principais causadores do aquecimento global do planeta e das mudanças climáticas.

 

São mais caras, como ocorre com as usinas termelétricas que possuem custos de operação mais elevados do que as hidrelétricas.

 

Carro soltando fumaça por causa da queima de combustível

Os derivados de petróleo, como a gasolina, são considerados fontes de energia suja, pois geram poluição do ar.



Uso de energia suja no Brasil

 

Embora o Brasil tenha grande potencial hidroelétrico, a energia suja ainda é muito usada por aqui. Isso ocorre, pois, a geração de energia das hidrelétricas não é suficiente para atender a demanda do mercado, principalmente nos horários de pico de consumo (entre 18h e 20h) e no verão. Mais caras e poluentes, as usinas termelétricas, que usam carvão mineral como fonte de energia, costumam ser acionadas nestes momentos.

 

Estas usinas poluidoras também são muito utilizadas em situações de crise hídrica (gerada pela diminuição ou falta de água por um período), quando os reservatórios de água das usinas hidrelétricas baixam muito.

 

Vale lembrar também que nosso país ainda é muito dependente dos combustíveis fósseis (gasolina e diesel principalmente). Embora tenhamos boa produção de etanol, grande parte da frota de veículos do país ainda utiliza gasolina e diesel como fontes de energia.

 

Em 2023, por exemplo, cerca de 47% da energia produzida no Brasil teve como origem fontes consideradas sujas (petróleo, carvão mineral e lenha vegetal, principalmente).

 

Soluções e alternativas: a energia limpa

 

O ideal é que os governos, empresas e pessoas possam substituir o uso das fontes sujas pelas fontes limpas e renováveis de energia. Energias eólica e solar são boas alternativas para residências e empresas diminuírem o uso de fontes sujas de energia. O uso do etanol no lugar da gasolina também é uma boa saída para diminuir o uso da poluidora gasolina. Quando possível, os países também devem utilizar ao máximo seus recursos hídricos (sem provocar danos ambientais) para gerar energia elétrica, substituindo a queima de carvão mineral usada nas termelétricas.

 

Diminuir o consumo de energia suja também é uma boa medida ambiental. Usar bicicletas, veículos elétricos, caminhadas ou transportes públicos são medidas simples e importantes para reduzir a poluição do ar gerada pela queima de combustíveis fósseis.

 

Placas fotovoltáicas geradoras de energia solar.

A Energia solar é uma ótima opção de energia limpa, pois ela não gera poluição atmosférica.