Fontes Alternativas de Energia
Fontes alternativas de energia são fontes de energia renováveis e sustentáveis, como solar, eólica e biomassa, que servem como opções ao uso de combustíveis fósseis.
O que são (definição)
São aquelas que se apresentam como alternativa ao uso das fontes tradicionais de energia (petróleo, gás natural, hídrica e carvão mineral principalmente). As fontes alternativas de energias são renováveis, pouco ou não poluentes, além de apresentar a vantagem de ter baixos índices de agressão ambiental.
Exemplos de fontes alternativas de energia e suas características:
• Energia eólica: gerada a partir do vento. Essa fonte é renovável, não produz emissões diretas de poluentes e é capturada usando turbinas eólicas.
• Energia solar (fotovoltaica): é renovável, abundante, não produz gases de efeito estufa durante a operação e pode ser capturada usando painéis solares e sistemas térmicos solares. A eficiência depende da disponibilidade de luz solar, que pode variar conforme o local e o clima.
• Energia geotérmica: obtida a partir do calor contida nas camadas mais profundas da terra. As usinas geotérmicas capturam vapor ou água quente da Terra para gerar eletricidade. Mais adequada para regiões com alta atividade geotérmica.
• Energia maremotriz (das marés): gerada a partir da energia contida nas ondas do mar. É renovável e varia em potencial com base na localização geográfica.
• Biomassa: obtida a partir de matéria orgânica, principalmente de origem vegetal como, por exemplo, a cana-de-açúcar. É renovável quando obtida de forma sustentável
• Nuclear: gerada através do processo de fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido
• Biogás: obtido dos gases provenientes da decomposição de resíduos orgânicos.
A nuclear é um exemplo de fonte alternativa de energia. |
Importância do uso de fontes alternativas de energia
• Grande parte destas fontes é renovável. Essa é uma grande vantagem, pois, como sabemos, o petróleo um dia vai acabar e o país que ficar dependente desta fonte de energia poderá enfrentar sérios problemas energéticos.
• Apresentam baixo ou nenhum índice de geração de poluição ambiental.
• Embora sejam mais caras para implantar o sistema de geração de energia, a longo prazo, são capazes de gerar economia.
• Unidades geradoras podem ser instaladas em áreas de difícil acesso para a chegada de fontes tradicionais de energia.
• Diversificação de fontes de energia alternativa tira do país a dependência das fontes tradicionais, que muitas vezes podem ser controladas por empresas estrangeiras ou outros países.
Fontes alternativas de energia no Brasil
Infelizmente o Brasil ainda usa pouco as fontes alternativas de energia. Grande parte da energia elétrica gerada no Brasil tem como origem as usinas hidrelétricas. Esse é um grande problema, pois em casos de crise hídrica (ocasionada por falta de chuvas, como ocorreu no início de 2014) pode ocasionar necessidade de racionamento de energia, além do aumento do preço.
Embora tenha um programa de uso do etanol, o país ainda é muito dependente dos combustíveis fósseis (gasolina e diesel) para abastecer a frota de veículos. Além de serem fatores de poluição do ar, são fontes não renováveis de energia.
A boa notícia é que vem aumentando no Brasil, nas últimas décadas, o uso de duas importantes fontes alternativas de energia: eólica e solar. Espera-se que o país possa fazer crescer, nos próximos anos, o uso dessas fontes alternativas em sua matriz energética.
Energia Solar: outro exemplo de fonte de energia alternativa (foto: sistema fotovoltaico). |
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Vídeo indicado no YouTube:
- Fontes alternativas de energia - Brasil Escola Oficial