Vantagens e desvantagens da Energia Nuclear
A geração e uso da energia nuclear apresenta vantagens e desvantagens.
Introdução (o que é)
A Energia nuclear é aquela gerada a partir da quebra dos átomos de determinados elementos químicos, sendo o urânio o mais utilizado na atualidade. O processo de produção de energia ocorre nas Usinas Nucleares. De acordo com dados atuais, cerca de 15% da energia gerada no mundo é proveniente destas usinas nucleares. Como qualquer outra fonte de energia, a nuclear apresenta vantagens e desvantagens como veremos no texto abaixo.
Principais vantagens da Energia Nuclear:
• Em países que os recursos hídricos são escassos (inviabilidade de usinas hidrelétricas), as usinas nucleares podem ser uma opção alternativa para geração de energia elétrica.
• As usinas nucleares produzem pouca poluição do ar no processo de geração de energia, ao contrário do que ocorre em termelétricas.
• O impacto ambiental no processo de construção e instalação da usina nuclear é bem menor do que ocorre no caso de uma usina hidrelétrica.
• Existe grande disponibilidade de urânio na natureza. Sendo que o urânio é muito bem aproveitado no processo de geração de energia.
• Para funcionar plenamente, uma usina nuclear não depende de fatores climáticos como, por exemplo, chuvas (no caso de hidrelétricas), ventos (no caso da energia eólica) e luz solar (caso da energia solar).
As usinas nucleares são uma das principais fontes geradoras de energia elétrica em muitos países. |
Principais desvantagens da Energia Nuclear:
• Os acidentes em usinas nucleares são de altíssimo perigo para as pessoas que residem próximas a elas. Nestes acidentes, é elevado o risco de contaminação das pessoas, solo, água e animais. Uma vez contaminadas por radioatividade, estas pessoas podem morrer ou desenvolver câncer de diversos tipos. A contaminação ao meio ambiente também é problemático, pois pode levar centenas de anos para que ocorra a total descontaminação do local do acidente e imediações afetadas.
• Geração de grande quantidade de lixo nuclear, que demanda altos investimentos e processos de segurança para sua armazenagem. Vale lembrar que o lixo atômico não pode ser descartado na natureza, mas sim tratado e armazenado com rígidos padrões de segurança.
• O custo de implantação de uma usina nuclear é muito elevado, pois a tecnologia empregada e a mão de obra especializada encarecem muito o processo.
• Outra desvantagem é de ordem psicológica. Muitas pessoas, que vivem em áreas próximas à Usina Nucleares, convivem diariamente com o medo de um acidente nuclear.
- Nas usinas próximas ao oceano, a água utilizada no resfriamento dos reatores é lançada no mar. Como estas águas são aquecidas, este fator pode gerar problemas nos ecossistemas litorâneos da região.
Você sabia?
- O pior acidente nuclear ocorreu em 1986 na Usina de Chernobyl (Ucrânia).
- O mais recente acidente nuclear ocorreu na Usina Nuclear de Fukushima (Japão) em março de 2011.
- O Brasil produz energia nuclear nas usinas de Angra I, Angra II e Angra III, instaladas no litoral do estado do Rio de Janeiro.
Usina de Angra I no Rio de Janeiro |
QUIZ
Qual o principal elemento químico usado para gerar energia nas usinas nucleares?
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Energia Nuclear e Sustentabilidade
Autor: Guimaraes, Leonam dos Santos
Editora: Edgard Blucher