Bandeira de Pernambuco
Conheça características e origem da bandeira do estado de Pernambuco.
A bandeira de Pernambuco
História e significado
A bandeira do estado de Pernambuco foi criada em 1817 durante a Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres, que exigia o fim da monarquia. Os revolucionários passaram a usar a bandeira que tinha sido confeccionada pelo padre João Ribeiro de Melo Montenegro.
Participaram da elaboração da bandeira Antônio Alvares e o alfaiate José de O’ Barbosa. Após a revolução, fortemente combatida pelas forças do governo, a bandeira foi esquecida. Somente em 23 de fevereiro de 1917, cem anos após a revolução, ela foi resgatada e transformada em bandeira oficial de Pernambuco, pelo então presidente da província Manuel Antônio Pereira Borda.
A bandeira é composta por duas faixas horizontais, uma azul (maior) na parte superior e outra branca (menor) na parte de baixo.
O azul representa o céu e o branco a paz.
No fundo azul aparece um arco-íris nas cores vermelha, amarela e verde. Este arco-íris simboliza o início de uma nova era. O sol representa o futuro e a estrela dourada o estado de Pernambuco, iluminado pelo Sol do futuro. Este Sol da bandeira tem 16 raios que alternam entre flamígeros e facetados.
A cruz vermelha na parte inferior branca representa a primeira denominação do Brasil, Ilha de Vera Cruz. Ela também simboliza a fé do povo pernambucano, e a disposição de lutar pela liberdade, mesmo com o risco da própria vida.
Bandeira do estado de Pernambuco |
Você sabia?
No dia 21 de março de 1817, uma solenidade religiosa em que ocorreu a benção da bandeira de Pernambuco.