Afoxé

O afoxé é folguedo ligado ao candomblé e típico do estado da Bahia.

Afoxé: exemplo de folguedo afro-brasileiro típico da Bahia
Afoxé: exemplo de folguedo afro-brasileiro típico da Bahia

 

Definição (o que é)


O afoxé é um folguedo típico do estado da Bahia. Dança-cortejo ligada ao candomblé, acontece geralmente na época do carnaval.

 

Origem do afoxé

 

O afoxé surgiu como uma expressão musical e cultural dos descendentes de africanos escravizados no Brasil. Sua origem remonta ao final do século XIX e início do século XX, em um período pós-abolição da escravatura, quando a população afro-brasileira começou a formar suas próprias organizações sociais e culturais.



Características: músicas, cantos e vestimentas


Os integrantes dos grupos de afoxé se reúnem nos terreiros de candomblé (prática religiosa de origem africana) e, após os rituais religiosos onde são evocados os orixás, saem pelas ruas cantando músicas em línguas africanas.



Vários instrumentos musicais de origem africana são usados para marcar o ritmo. Entre eles, podemos destacar os agogôs e atabaques.

 

Muitos dos cantos do afoxé têm suas raízes nas tradições musicais africanas, particularmente da cultura iorubá. Eles frequentemente utilizam palavras e frases em línguas africanas, como o iorubá, evidenciando a preservação da herança cultural africana.



Os Filhos de Gandhy


Existem na Bahia vários grupos de afoxé, porém o mais popular é o Filhos de Gandhy. Os integrantes deste grupo costumam vestir roupas nas cores azul e branca e usar um turbante na cabeça.

 

Foto do afoxé Filhos de Gandhy da Bahia
Foto do afoxé Filhos de Gandhy da Bahia.

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).