Congada
A congada é uma festa popular brasileira que mistura elementos africanos com católicos.
O que é, significado e origem
A congada é uma importante festa popular do folclore brasileiro, que apresenta elementos religiosos e culturais africanos (principalmente do Congo e Angola) misturados com portugueses (cristãos). Costumam acontecer em forma de procissão ou desfile. Tem sua origem no Brasil Colonial, durante a segunda metade do século XVII.
A congada é marcada por danças, cantos e músicas. Possui um forte componente religioso católico, sendo que o santo São Benedito é considerado o padroeiro desta festa. Nossa Senhora do Rosário também é homenageada em muitas congadas, principalmente em algumas cidades do interior de Minas Gerais.
Onde é realizada?
A congada é realizada em regiões do interior de vários estados brasileiros, sendo mais forte em Minas Gerais, Paraíba, São Paulo, Pernambuco, Goiás (principalmente no município de Catalão) e Paraná.
A encenação da congada e outras características:
A principal referência histórica encenada nas congadas é a coroação dos antigos reis africanos do Congo.
Durante a encenação ocorrem muitos cantos e danças. A música tem o acompanhamento de uma orquestra formada por violões, violas, reco-recos, atabaques, sanfonas e cavaquinhos.
Os participantes costumam usar roupas brancas com grandes fitas coloridas. Homens e mulheres de todas as idades costumam participar da congada. A presença de afrodescendentes é grande nas congadas, em função de seu forte componente cultural africano.
De acordo com a tradição, na frente do cortejo, alguns participantes (geralmente mulheres) levam bandeiras ou estandartes com imagens de santos católicos.
Quase sempre, a congada termina na frente de uma igreja católica.
Congada: uma festa popular com elementos culturais católicos e africanos. |
Congada: uma das principais festas de rua do folclore nacional. |
Você sabia?
• A congada geralmente é realizada durante festividades religiosas, como o Dia de Nossa Senhora do Rosário ou o Dia de São Benedito, embora a data exata possa variar de acordo com a região.
• Os dançarinos muitas vezes portam espadas de madeira como parte de sua performance.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Bibliografia e vídeos indicados:
Vídeo indicado no YouTube:
Congado: A festa que dura o ano inteiro | FESTAS BRASILEIRAS | Canal History Brasil