Lenda da Mãe-de-Ouro

A mãe-de-ouro no folclore brasileiro é uma entidade mística representada como uma bola de fogo ou uma bela mulher que protege minas de ouro e tesouros escondidos, aparecendo frequentemente em regiões montanhosas ou cavernas.

Mãe-de-Ouro: capacidade de indicar jazidas de ouro
Mãe-de-Ouro: capacidade de indicar jazidas de ouro

 

Quem é, aparência e características

 

A Mãe-de-Ouro é uma personagem do folclore brasileiro, muito popular no interior das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil.

 

Possui a aparência de uma linda mulher loira, com cabelos compridos dourados que reflete a luz do Sol. Aparece sempre trajada de um longo vestido de seda branco. Em algumas regiões, a Mãe-de-ouro é também representada por uma bola de fogo que tem a capacidade de se transformar nesta linda mulher.



O que faz a Mãe-de-Ouro

 

Segundo a lenda, a Mãe-de-Ouro tem a capacidade de voar pelos ares, indicando locais onde existem jazidas de ouro que não devem ser exploradas pelo homem. Desta forma, é uma espécie de protetora destes depósitos naturais de ouro.

 

Há também versões de que a Mãe-de-ouro atue como uma defensora das mulheres que são maltratadas pelos maridos. Segundo a lenda, a Mãe-de-ouro atrairia homens casados para uma caverna, libertando assim as esposas destes maridos e colocando no caminho delas homens-bons.



Desenho mostrando uma mulher loira com vestido branco voando sobre uma mina de ouro

Representação da mãe-de-ouro conforme descrita na lenda.




Curiosidade:



Esta lenda do folclore brasileiro surgiu, provavelmente, no auge da época do Ciclo do Ouro (século XVIII), nas regiões auríferas (Minas Gerais, Goiás e Bahia).

 

 




Jefferson Evandro M. Ramos (graduado em História pela Universidade de São Paulo).