Lenda da Pisadeira

Ela é uma das personagens folclóricas mais assustadoras do folclore brasileiro.

Pisadeira: de acordo com a lenda, ataca durante o sono pesado das vítimas
Pisadeira: de acordo com a lenda, ataca durante o sono pesado das vítimas

 

O que é


A Pisadeira é uma lenda do folclore brasileiro, muito popular no interior dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Mas em algumas regiões do Sul do Brasil ela também é contada.



Como ela é: aparência

 

De acordo com esta lenda, a Pisadeira é uma mulher de aparência assustadora. Ela e alta e magra, possui unhas grandes em dedos compridos e secos, olhos vermelhos e arregalados, nariz comprido para baixo e queixo grande. De baixa estatura, a Pisadeira é também descrita com cabelos brancos desgrenhados. Seu olhar transmite algo de maligno, assim como suas gargalhadas que mostram seus horríveis dentes verdes.



Como age a Pisadeira


De acordo com a lenda, a Pisadeira passa grande parte do tempo nos telhados das casas. Ela fica observando o movimento dentro das casas. Após o jantar, quando alguém vai dormir de barriga cheia, ela entra em ação. Sai de seu esconderijo e pisa no peito da pessoa, deixando-a em estado de paralisia. Porém, a vítima da Pisadeira consegue acompanhar tudo de forma consciente, o que traz grande desespero para a pessoa, pois nada consegue fazer para sair da situação.

 

 

Mensagem da lenda

 

Quase todas as lendas costumam carregar uma mensagem ou lição moral. No caso da Pisadeira, a lenda pode ser vista como um alerta contra a gula ou a preguiça.

 



Curiosidade:



Esta lenda está relacionada com o fato de que muitas pessoas têm sono conturbado, com pesadelos, quando vão dormir após fazer uma refeição pesada.

 

 

 

Desenho de uma mulher de cabelo preto comprido, alta, magra e com unhas compridas

Desenho representando a Pisadeira

 

 

QUIZ

 

Em qual região do Brasil a lenda da Pisadeira é mais popular?

 






 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).