Maracatu
O Maracatu é mistura de dança, música, ritual religioso e representação coreográfica típica do estado de Pernambuco.
O que é
O Maracatu é uma dança folclórica de origem afro-brasileira, típica do estado de Pernambuco. Surgiu em meados do século XVIII, a partir da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana.
Origem
É uma dança de cortejo associada aos reis congos. Os maracatus, tradicionalmente, surgiram e se desenvolveram ligados às irmandades negras do Rosário. Nos maracatus há um forte componente religioso.
Como as irmandades foram, com o passar do tempo, perdendo força, os maracatus passaram a fazer suas apresentações durante o Carnaval, principalmente o de Recife.
Tipos de maracatu e suas características:
• Maracatu Rural: também conhecido como maracatu de baque solto, tem uma origem mais recente e está ligado à zona canavieira de Pernambuco, onde surgiu no final do século XIX entre os trabalhadores rurais. O Maracatu Rural apresenta uma estrutura mais livre e uma caracterização mais colorida e exuberante que a do Maracatu Nação. O cortejo do Maracatu Rural é puxado pelo "Manoel" ou "Caboclo de Lança", figura icônica com sua longa lança, sombrinha e peruca de papel celofane. A música é tocada por uma orquestra de metais, geralmente acompanhada de um coro.
• Maracatu Nação: também conhecido como maracatu de baque virado, tem suas raízes na época colonial, ligado à celebração de reis e rainhas do Congo, cuja função era de representar a corte africana para a corte portuguesa. São caracterizados por um cortejo que segue um ritmo marcado por tambores. A figura do rei e da rainha são centrais no cortejo, ao lado de outras figuras como o baiano, a dama do paço e os escravos de roda. A música do Maracatu Nação é marcada pelos tambores, com o gonguê, o tarol, o caixas, e os ganzás, além do canto, que muitas vezes tem temáticas ligadas à religiosidade afro-brasileira.
Coreografia dos maracatus
Os maracatus dançam ao som dos seguintes instrumentos musicais: tarol, chocalho, zabumba, tambores, gonguê e ganzás. As danças são marcadas por coreografias específicas, parecidas com danças do candomblé. Os participantes representam personagens históricos (reis, embaixadores, rainhas).
Em muitas coreografias há também a participação de uma mulher que carrega, na ponta de um bastão, uma boneca bem enfeitada. Essa boneca é chamada de a calunga.
Desfile (apresentação) de grupo de Maracatu nas ruas. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Vídeo indicado no YouTube:
Curta! Danças Regionais - Maracatu de Baque Virado - Aline Valentim - Canal Curta!