Lenda do Negrinho do Pastoreio

A lenda do Negrinho do Pastoreio conta a história de um jovem escravizado que, após ser injustamente punido por perder cavalos de seu patrão, recebe ajuda divina e passa a ser conhecido por ajudar aqueles que procuram objetos perdidos.

Negrinho do Pastoreio: uma lenda da época da escravidão
Negrinho do Pastoreio: uma lenda da época da escravidão

 

Introdução (o que é) e origem


O Negrinho do Pastoreio é uma lenda do folclore brasileiro surgida no Rio Grande do Sul. De origem afro-brasileira, esta lenda surgiu no século XIX, período em que ainda havia escravidão no Brasil. Esta lenda retrata muito bem a violência e injustiça impostas aos escravizados.



Como é a lenda do negrinho do pastoreio


De acordo com a lenda, havia um menino negro escravizado, de quatorze anos, que possuía a tarefa de cuidar do pasto e dos cavalos de um rico fazendeiro da região Sul do Brasil. Porém, num determinado dia, o menino voltou do trabalho e foi acusado pelo patrão de ter perdido um dos cavalos.

 

Como castigo, o fazendeiro mandou açoitar (bater com chicote ou açoite) o menino, que teve que voltar ao pasto para recuperar o cavalo. Após horas procurando, não conseguiu encontrar o tal cavalo. Ao retornar à fazenda foi novamente castigado pelo fazendeiro. Desta vez, o patrão, para aumentar o castigo. Colocou o menino pelado dentro de um formigueiro.

 

No dia seguinte, o patrão foi ver a situação do menino escravizado e ficou surpreso. O garoto estava livre, sem nenhum ferimento e montado no cavalo baio que havia sumido. Conta a lenda que foi um milagre realizado por Nossa Senhora da Natividade (santa católica) que salvou o menino. O fazendeiro foi para castigar novamente o menino, porém, um grande buraco se abriu no chão e fazendeiro foi engolido pela terra.

 

Segundo a lenda, o menino foi transformado num anjo e, ainda hoje, fica cavalgando pelos campos dos pampas gaúchos.

 

Desenho de um menino negro montado num cavalo e conduzindos outros três cavalos

Negrinho do Pastoreio: um dos personagens folclóricos mais conhecidos no Brasil. (fonte da imagem: Prefeitura do Rio de Janeiro).

 


Objetos perdidos 


O Negrinho do Pastoreio é considerado, por aqueles que acreditam na lenda, como o protetor das pessoas que perdem algo.

 

De acordo com a crença, ao perder alguma coisa, basta pedir para o menino do pastoreio que ele ajuda a encontrar. Em retribuição, a pessoa deve acender uma vela ao menino ou comprar uma planta ou flor.

 

 

 

QUIZ

 

A lenda do Negrinho do Pastoreio surgiu em qual região do Brasil?