Lenda da Vitória-Régia
A Lenda da Vitória-Régia narra a história de uma jovem indígena que, apaixonada pela lua e desejando tocá-la, acaba transformada em uma flor aquática majestosa que flutua nas águas amazônicas, conhecida como vitória-régia.
A lenda da vitória-régia
A lenda da vitória-régia é de origem indígena tupi-guarani e muito popular na Amazônia. Com esta lenda, os pajés explicavam para os índios de sua tribo a origem desta bela planta aquática.
Segundo a lenda, quando a Lua (um deus para os indígenas) se punha atrás das montanhas ficava namorando belas moças indígenas. Toda vez que a Lua se escondia, levava consigo uma linda índia que era transformada em estrela.
Numa linda e iluminada noite, Naiá viu o reflexo da Lua no lago. Acreditando que a Lua se aproximava para levá-la, atirou-se nas águas e desapareceu.
A Lua, que ficou impressionada com o ocorrido, resolveu transformar a índia numa linda planta aquática: a vitória-régia. É por isso, explica a lenda indígena, que esta planta apresenta lindas flores que abrem somente à noite, exalando um perfume agradável.
Curiosidades:
- Na língua tupi, a vitória-régia é chamada de irupé. Ja na língua guarani, a planta aquática é denominada uapé ou aguapé.
- Essa planta ganhou o nome de vitória-régia, pois os ingleses, que deram o nome a ela, fizeram uma homenagem à rainha Vitória.
Vitória-régia: a planta aquática amazônica que deu origem à lenda. |
QUIZ
Qual a origem da lenda da vitória-régia?
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
CARRASCO, Walcyr, Lendas e Fábulas do Folclore Brasileiro - volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Manole, 2017.
Vídeo indicado no YouTube:
A Lenda da Vitória Régia - Naiá e Jaci - Folclore Brasileiro - Foca na História