Acerola
A acerola é uma fruta cítrica e com grande quantidade de vitamina C.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, PROPRIEDADES E OUTRAS INFORMAÇÕES:
A árvore da acerola chama-se aceroleira. É um arbusto de aproximadamente 3 metros de altura.
A acerola (Malpighia emarginata) é uma fruta de cor vermelha que possui um sabor ácido-azedo e o cheiro é semelhante ao da maça.
Existem diversas espécies de acerolas, porém as mais plantadas no Brasil são: cabocla, cereja, apodi, frutacor, olivier, roxinha e rubra.
É uma fruta típica de regiões tropicais e subtropicais, pois necessita muito dos raios solares no seu processo de vida.
Uma fruta possui aproximadamente um grama de Vitamina C (ácido ascórbico).
Além da vitamina C, a acerola apresentação boas quantidades de: cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, B1, B2 e B3.
Atualmente a região nordeste do Brasil é a maior produto de acerolas do país. A agroindústria utiliza a fruta para a produção de sucos, polpa congelada e outros produtos alimentícios.
Uma acerola pesa, em média, de 20 a 40 gramas.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Malpighiaceae
Gênero: Malpighia
Espécie: M. glabra
Aceroleira carregada de acerolas. |
Principais variedades de acerola:
• Olivier: esta variedade é conhecida por sua alta produtividade e pelo tamanho relativamente grande de seus frutos. A fruta tem uma cor vermelha brilhante e um sabor agradavelmente ácido.
• Florida Sweet: como o nome sugere, esta variedade é conhecida por seus frutos mais doces. Tem um teor de vitamina C mais baixo em comparação com outras variedades, mas é popular devido ao seu sabor suave.
• BRS-366 Jaburu: desenvolvida pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), esta variedade é resistente a algumas doenças e tem boa adaptação a diferentes condições climáticas. Produz frutos grandes e é uma das variedades mais cultivadas no Brasil.
• Sertaneja: outra variedade desenvolvida pela Embrapa, a Sertaneja é adaptada as regiões mais secas. Ela produz frutos de tamanho médio, que são ricos em vitamina C.
• BRS-235 Apodi: esta variedade é conhecida por sua precocidade e alta produtividade, além de ser resistente a pragas e doenças. Os frutos são de tamanho médio e têm um alto teor de vitamina C.
• Okitsu: originária do Japão, esta variedade produz frutos pequenos e tem um ciclo de produção curto. É apreciada por seu sabor agradável e é frequentemente usada em cultivos comerciais.
• Montemorelos: originária do México, esta variedade é conhecida por seus frutos grandes e sabor doce. É bastante cultivada em regiões de clima tropical e subtropical.
Saiba mais:
- Obtenha mais informações sobre a acerola e seu cultivo no Portal da Embrapa.
Bibliografia Indicada
Vídeo indicado no YouTube: