América Platina

América Platina é um termo usado em Geografia para fazer referência ao conjunto de países banhados pelas águas da Bacia do Prata.

América Platina: Argentina, Uruguai e Paraguai
América Platina: Argentina, Uruguai e Paraguai

 

Os países e localização geográfica

 

Os países da América Platina são aqueles cujos territórios são banhados pelas águas de rios que formam a Bacia Hidrográfica Platina. Os principais rios desta importante bacia hidrográfica da América do Sul são: rio Paraná, rio Uruguai e rio Paraguai.

 

Portanto, fazem parte da América Platina os seguintes países: Paraguai, Argentina e Uruguai. Geograficamente, estão localizados na região sul da América do Sul.

 

Características comuns entre os países da América Platina:

 

- Possuem o espanhol como língua oficial.

 

- Foram colonizados pela Espanha no passado.

 

- Fazem parte do Mercosul.

 

- O clima subtropical prevalece em seus territórios.

 

- Todos os países possuem fronteiras com o território brasileiro.

 

Outras características da América Platina:

 

- Os três países juntos possuem cerca de 54,1 milhões de habitantes (estimativa 2020). A Argentina é o país mais populoso com cerca de 43,1 milhões de habitantes (estimativa 2020). O menos populoso é o Uruguai com 3,92 milhões de habitantes (estimativa 2020).

 

- A Argentina é o país mais industrializado da América Platina.

 

- O país com maior extensão territorial é a Argentina com 2.780.092 km². O menor é o Uruguai com 176.215 km².

 

- As principais cidades da América Platina são: Buenos Aires, Rosário e Córdoba (na Argentina), Assunção e Ciudad del Este (no Paraguai) e Montevidéu (no Uruguai).

 

- O país que apresenta maior Índice de Desenvolvimento Humano é a Argentina, com IDH de 0,825 (Pnud 2016). Este índice é considerado muito alto.

 

- A maior economia é a da Argentina, com PIB de US$ 530,5 bilhões (ano de 2019).

 

- A população da Argentina é composta na maioria por brancos (cerca de 85%). A população do Uruguai também é composta em sua maioria por brancos (cerca de 88%). Já no Paraguai a predominância é de mestiços (euro-ameríndios) com cerca de 93% da população.

 

 

 

 

_____________________________

dados atualizados em 02/09/2020