Continente Norte-Americano

Características, história, colonização, população, clima, vegetação, línguas, religião, cultura, economia, mapa, relevo, rios, dados gerais.

Mapa do Continente Norte-Americano
Mapa do Continente Norte-Americano

 

Introdução (localização e países)

 

Situada no hemisfério norte, o continente Norte-Americano é formado por três países: México, Estados Unidos da América e Canadá. Localiza-se também na América do Norte o território da Groelândia, que pertence à Dinamarca. 

 

Características Gerais (limites geográficos, dados e informações importantes)


A América do Norte limita-se ao sul com a América Central, ao norte com o Oceano Glacial Ártico, ao leste com o Oceano Atlântico e a oeste com o Oceano Pacífico. Abrange uma extensão territorial de vinte e três milhões e meio de quilômetros quadrados. A população estimada para junho de 2007 é de 520 milhões de habitantes, sendo que os Estados Unidos são o país mais populoso da América do Norte. Em termos de população, a América do Norte é o quarto continente mais populoso do mundo.

História (resumo)


Antes da colonização europeia na América do Norte, a região era habitada somente por nações indígenas. Porém, no século XVI, a América do Norte começou a ser colonizada por espanhóis, franceses e ingleses. Os espanhóis concentraram-se na região do atual México, pois ali viviam os astecas. Os espanhóis dominaram e exploraram este povo, tomando suas terras e ouro. A região do Canadá e Estados Unidos foram colonizadas a partir do século XVI por franceses e ingleses, principalmente puritanos, que estavam sendo perseguidos na Europa por questões religiosas. 

Língua e religião


No México a língua oficial é o espanhol, em função da colonização que recebeu. Os Estados Unidos possuem a língua inglesa como oficial. Já no Canadá a população fala a língua francesa e inglesa.


A religião de maior presença na América Norte é o cristianismo. No México, a maioria da população é católica. No Canadá e nos Estados Unidos, o protestantismo é maioria, porém com boa representação do catolicismo. Em função de ter recebido imigrantes de várias regiões do mundo, principalmente no final do século XIX e começo do XX, outras religiões estão presentes em território dos Estados Unidos. Encontramos neste país muitos seguidores do judaísmo, islamismo, mormonismo, budismo, entre outras.

Economia da América do Norte


Do ponto de vista econômico, os Estados Unidos é o país mais rico e desenvolvido da região. Possui um parque industrial muito desenvolvido, mão de obra qualificada e grande produção de produtos manufaturados (automóveis, eletrônicos, equipamentos de informática, automóveis, máquinas etc.). Os Estados Unidos também se destacam na produção agrícola e de petróleo.


Porém, é no Canadá que encontramos uma situação de melhor qualidade de vida e melhor distribuição da renda. 


Já o México pode ser considerado um país em processo de desenvolvimento econômico, pois sua economia está em crescimento, embora gradual, desde a década de 1990.


Estes três países fazem parte do NAFTA, um bloco econômico criado para aumentar o comércio entre os países norte-americanos, derrubando barreiras alfandegárias.

 

Clima, fauna, relevo e vegetação da América do Norte


A vegetação e o clima desta extensa região são diversificados. Podemos encontrar, no território do continente norte-americano, quase todos os climas do mundo. No norte do Canadá encontramos o clima polar, com temperatura que podem atingir até 30 graus negativos. Já na região da Califórnia (EUA) o clima é mediterrâneo. Enquanto que no México, temos o clima tropical e equatorial predominando em quase todo território.

 

No norte da América do Norte, principalmente na região do Alasca, encontramos a vegetação de tundra. Já na Flórida (EUA), desenvolve-se uma paisagem subtropical. 

 

Do ponto de vista de relevo, podemos destacar o conjunto de montanhas a oeste do continente, conhecido como Montanhas Rochosas. Já na costa leste, destaca-se a cordilheira dos Montes Apalaches. Na planície central do continente, encontramos dois rios muito importantes: Mississipi e Missouri.

 

No tocante à fauna norte-americana, podemos citar os principais animais que vivem neste continente: bisão, águia, castor, condor, urso polar (extremo norte), urso marrom, coiote, alce, crocodilo, lobo, lince e peru selvagem.