Importância dos Oceanos e Mares

Saiba porque os oceanos e mares são importantes para os seres humanos e para o meio ambiente

As águas de mares e oceanos são importantes vias de transporte de mercadorias
As águas de mares e oceanos são importantes vias de transporte de mercadorias

 

Importância dos Oceanos e Mares

 

- As águas oceânicas e marinhas servem como rotas de transporte de pessoas e mercadorias, através dos meios de transporte de navegação (navios, barcos, balsas, petroleiros, etc.).

 

- Os oceanos e mares apresentam gigantescas reservas de peixes e crustáceos, que são utilizados para a alimentação humana. Portanto, são fontes fundamentais de alimentos.

 

- Nos fundos dos oceanos existem grandes depósitos de petróleo e gás natural, que podem ser explorados para gerar fontes de energia.

 

- A parte costeira dos mares e oceanos, em função de sua beleza natural, são locais muito visitados por turistas, gerando assim muita renda e empregos no setor de turismo.

 

- Na superfície das águas oceânicas vivem algas microscópicas, que são responsáveis pela produção da grande parte do oxigênio de nosso planeta.

 

- As águas de mares e oceanos também são fontes do sal de cozinha (cloreto de sódio), que é utilizado na culinária de quase todas as regiões do mundo. Vale destacar que o sódio, presente no sal, é um importante nutriente para a saúde dos seres humanos.

 


Foto das águas oceânicas na região litorânea

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oceanos e mares: várias utilidades e funções fundamentais para a vida na Terra.