Montes Apeninos

Os Montes Apeninos são uma cadeia montanhosa que se estende ao longo de toda a península italiana, formando a espinha dorsal do país e influenciando seu clima e geografia.

Montes Apeninos: cadeia montanhosa na Itália
Montes Apeninos: cadeia montanhosa na Itália

 

O que são

 

Também conhecidos como Cordilheira dos Apeninos, são cadeias de montanhas, localizada na região central da Península Itálica. Possuem cerca de 1400 quilômetros de extensão, de norte a sul da Itália.

 

Principais características:

 

- A parte central dos Apeninos possuem as maiores altitudes. O monte Corno (Gran Sasso), por exemplo, atinge 2.912 metros de altitude e é o ponto mais alto da cordilheira. No pico destes montes ocorre presença de geleira.

 

- Nos Apeninos situam-se: lagos (presentes em crateras), rios da costa leste (muitos deságuam no mar Adriático) e da costa oeste (que deságuam no mar Tirreno) e fontes minerais.

 

- Grande parte das montanhas dos Apeninos possuem florestas. Graças a grande quantidade de parques, quase a totalidade da vegetação nativa foi preservada. A vegetação é caracterizada pela presença de arbustos e de árvores como, por exemplo, pinheiros, carvalhos, ulmeiros e lariços.

 

- A fauna do Apeninos também é muito rica. As principais espécies animais terrestres são: lobo dos Apeninos, raposa, texugo, urso, doninhas, gato da montanha, veado e lontra. As aves mais comuns nesta cordilheira são: pica-pau, gralha, faisão, grigo e águia dourada.

 

- O clima, em grande parte dos Apeninos, é o frio de montanha.

 

- As partes setentrionais e sul dos Apeninos são formadas, principalmente, por terrenos de argila e arenito. A parte central é composta, principalmente, por terrenos calcários.

 

- Na parte sul, próxima a cidade de Nápoles, está situada uma área com risco de terremotos, pois encontramos ai o vulcão Vesúvio.



Curiosidades geográficas:

 

Na cadeia montanhosa dos Apeninos existem cerca de 220 picos com mais de 2.000 metros de altura.

 

Monte Maggiorasca, pico dos Apeninos

Monte Maggiorasca, um dos picos mais altos dos Apeninos.

 

 

Foto de uma montanha com nuvens no céu

Monte Apeninos na Emília-Romagna (Itália)

 

 



Revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)