Montes Apeninos
Os Montes Apeninos são uma cadeia montanhosa que se estende ao longo de toda a península italiana, formando a espinha dorsal do país e influenciando seu clima e geografia.
O que são
Também conhecidos como Cordilheira dos Apeninos, são cadeias de montanhas, localizada na região central da Península Itálica. Possuem cerca de 1400 quilômetros de extensão, de norte a sul da Itália.
Principais características:
- A parte central dos Apeninos possuem as maiores altitudes. O monte Corno (Gran Sasso), por exemplo, atinge 2.912 metros de altitude e é o ponto mais alto da cordilheira. No pico destes montes ocorre presença de geleira.
- Nos Apeninos situam-se: lagos (presentes em crateras), rios da costa leste (muitos deságuam no mar Adriático) e da costa oeste (que deságuam no mar Tirreno) e fontes minerais.
- Grande parte das montanhas dos Apeninos possuem florestas. Graças a grande quantidade de parques, quase a totalidade da vegetação nativa foi preservada. A vegetação é caracterizada pela presença de arbustos e de árvores como, por exemplo, pinheiros, carvalhos, ulmeiros e lariços.
- A fauna do Apeninos também é muito rica. As principais espécies animais terrestres são: lobo dos Apeninos, raposa, texugo, urso, doninhas, gato da montanha, veado e lontra. As aves mais comuns nesta cordilheira são: pica-pau, gralha, faisão, grigo e águia dourada.
- O clima, em grande parte dos Apeninos, é o frio de montanha.
- As partes setentrionais e sul dos Apeninos são formadas, principalmente, por terrenos de argila e arenito. A parte central é composta, principalmente, por terrenos calcários.
- Na parte sul, próxima a cidade de Nápoles, está situada uma área com risco de terremotos, pois encontramos ai o vulcão Vesúvio.
Curiosidades geográficas:
Na cadeia montanhosa dos Apeninos existem cerca de 220 picos com mais de 2.000 metros de altura.
Monte Maggiorasca, um dos picos mais altos dos Apeninos. |
Monte Apeninos na Emília-Romagna (Itália) |
Revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
.