ONU e seus objetivos

A ONU é uma organização internacional composta por 193 nações.

Sede da ONU (New York - EUA)
Sede da ONU (New York - EUA)

 

O que é a ONU

 

Fundada em 24 de outubro de 1945, na cidade de São Francisco (Califórnia – Estados Unidos), a ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização constituída por governos da maioria dos países do mundo. É a maior organização internacional, cujo objetivo principal é criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional, desenvolvimento econômico, definição de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social.



Fundação da ONU

 

Quando foi fundada, logo após a Segunda Guerra Mundial, contava com a participação de 51 nações. Ainda no clima do pós-guerra, a ONU procurou desenvolver mecanismos multilaterais para evitar um novo conflito armado mundial. Atualmente, conta com 193 países membros, sendo que cinco deles (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França) fazem parte do Conselho de Segurança. Este pequeno grupo tem o poder de veto sobre qualquer resolução da ONU.


Localização e divisão administrativa 

 

A sede principal da ONU fica na cidade de Nova Iorque e seus representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais. A ONU está dividida em vários organismos administrativos como, por exemplo, Corte Internacional de Justiça, Conselho Econômico e Social, Assembleia Geral, entre outros. 



A Carta das Nações Unidas define como objetivos principais da ONU:


Defesa dos direitos fundamentais do ser humano.


Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado.


Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações.


Criação de condições que mantenham a justiça e o direito internacional.


Prestar ajuda humanitária, fornecendo alimentos, abrigo, ajuda médica e outras necessidades para aqueles afetados por emergências, como desastres naturais e conflitos armados.

 

 

O CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU

 

É um dos principais órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU). É composto por 15 países-membros (cinco são permanente e dez são temporários). Este órgão foi estabelecido em 1946, no contexto do final da Segunda Guerra Mundial.

 

A principal função deste órgão é a manutenção da segurança e paz no mundo.

 

 Principais ações:

 

- Definição e execução de operações de paz em países que estão em processo de conflito militar;

 

- Estabelecimento de sanções internacionais à países que adotam medidas que ameaçam a paz e a segurança no mundo ou em determinadas regiões;

 

- Autorização de ações militares que visem o estabelecimento da paz.

 

 Membros Permanentes

 

Estes cinco países possuem poder de veto. Ou seja, qualquer decisão importante só pode ser colocada em prática caso ocorra à concordância de todos os membros permanentes.

 

- China

- França

- Rússia

- Estados Unidos

- Reino Unido

 

 

Você sabia?

 

- As línguas oficiais da ONU são: inglês, francês, russo, mandarim, espanhol e árabe.


- Desde 02/01/2017, a ONU é presidida pelo secretário-geral português António Guterres. Ele substituiu o sul-coreano Ban Ki-moon.


- A ONU é mantida através de contribuições financeiras feitas pelos países membros. Os países que mais contribuem são: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.


- Dia 24 de outubro comemora-se o Dia da ONU.

- Os elementos gráficos usados na sede da ONU são baseados em desenhos propostos por dois importantes arquitetos do século XX: Le Corbusier e Oscar Niemeyer.

- Além dos países membros, a ONU possui dois países observadores. Atualmente (junho de 2019) são observadores: Santa Sé e o Estado da Palestina.

 

- O Brasil já fez parte do Conselho de Segurança da ONU, como membro temporário, por dez vezes. A última foi entre os anos de 2010 e 2011.

 

Bandeira e logotipo da ONU
Bandeira e logotipo (emblema) oficiais da ONU.