Placas Tectônicas
Saiba o que são as placas tectônicas, suas principais características e exemplos de placas.
O que são
O planeta Terra é coberto por uma camada formada por terra e rochas chamada de crosta terrestre ou litosfera. Esta crosta não é lisa e uniforme, mas sim irregular e composta por placas tectônicas. Estas placas não são fixas, pois, estão sob o magma (rocha fundida de alta temperatura).
Principais características:
Estas placas tectônicas estão em constante movimento, exercendo pressão umas nas outras. Muitos terremotos são ocasionados pela energia liberada pelo choque entre estas placas. Regiões habitadas, que estão situadas nestas áreas, recebem maior impacto destes terremotos.
É importante saber que existem três tipos de deslocamentos de placas. No movimento convergente, elas se chocam. Já no movimento divergente, as placas se afastam. Há também os movimentos transformadores, onde ocorrem os deslocamentos laterais das placas.
Muitos vulcões se formam nestas regiões de convergência entre placas. A ruptura no solo faz com que, muitas vezes, o magma terrestre escape, atingindo a superfície.
Tem placa tectônica no Brasil?
O Brasil está situado na parte interna e central da Placa Sul-Americana, portanto, os tremores de terra sentidos em nosso país são considerados de grau baixo. Isto ocorre, pois, estamos distantes das zonas de impacto entre placas.
Quantas existem?
De acordo com os geólogos, existem 52 placas tectônicas em nosso planeta. São 14 grandes placas e 38 de tamanho menor.
Exemplos das principais placas tectônicas:
- Placa Africana
- Placa Antártida
- Placa da Arábia
- Placa Australiana
- Placa das Caraíbas
- Placa de Cocos
- Placa Eurasiática
- Placa das Filipinas
- Placa Indiana
- Placa Juan de Fuca
- Placa de Nazca
- Placa Norte-americana
- Placa do Pacífico
- Placa de Scotia
- Placa Sul-americana
- Placa Indo-australiana
- Placa de Sifra (Islândia)
Placas tectônicas de Sifra na Islândia. |
Você sabia?
A maior placa tectônica da Terra é a Placa do Pacífico. Ela mede aproximadamente 103 milhões de quilômetros quadrados. A Placa do Pacífico está localizada sob o Oceano Pacífico e se estende desde a Dorsal do Pacífico Leste, a leste, até a Fossa de Tonga, a oeste. Ao norte, alcança as Ilhas Aleutas e a Península de Kamchatka, e ao sul, se estende até a ponta sul da Nova Zelândia. Esta placa é predominantemente oceânica, contendo a maior parte do leito do Oceano Pacífico, embora também inclua algumas regiões continentais em sua borda ocidental.
Artigo revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Fonte de referência do artigo:
ADAS, Melhem e ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. São Paulo: Editora Moderna, 2016.