O Rio Amazonas
O Amazonas é um dos maiores rios do mundo e possui grande importância para a região amazônica.
Localização geográfica
O rio Amazonas se origina no lago Lauri (também conhecido como Lauricocha), que se localiza nos Andes do Peru. Ele segue em direção geral do sul-norte até Pongo de Manseriche, região em que seu curso segue o caminho oeste-leste, indo até a foz, no Atlântico.
Principais características e dados do rio Amazonas
• No território brasileiro, este grande e importante rio desce de 65 metros de altitude, em Benjamin Constant, dirigindo-se ao oceano depois de uma trajetória superior a 3.000 km.
• O curso médio deste imenso rio vai do Pongo de Manseriche (Peru) até a cidade de Óbidos (Brasil), por volta de 1.000 km da foz, local onde já se nota os efeitos iniciais das marés.
• Os países banhados diretamente pelo rio Amazonas são: Peru, Colômbia e Brasil. Em suas bacias estão: Bolívia, Equador, Venezuela (apenas alguns trechos) e Guiana.
• O Amazonas é um rio de planície, fato que favorece sua navegação, mas, por outro lado, dificulta a exploração de energia hidráulica.
• O Amazonas é o rio mais extenso do mundo. Sua extensão é de 6.850 quilômetros de extensão (fonte: site do IBGE). Ele é maior que o Rio Nilo, que possui 6.650 quilômetros de extensão e do que o Mississípi-Missouri (6.212 km de extensão).
• O ponto mais profundo do rio Amazonas é conhecido como a Calha do Amazonas, e ele se encontra perto de Óbidos, no estado do Pará, Brasil. Nessa região, o rio pode alcançar profundidades de aproximadamente 100 metros.
• Estima-se que o Amazonas mande uma descarga equivalente a 11% de toda a massa de águas continentais para o oceano. Nas águas baixas, tem uma imensa largura que é camuflada por muitas ilhas, que dividem o rio em braços chamados paranás.
Vista aérea de um trecho do rio Amazonas. |
Navegação
Suas águas são constantemente navegadas por navios de alto mar, numa distância de 3.700 km (desde a embocadura até a cidade de Iqijitos).
Rio Amazonas: muito útil para a navegação voltada para o transporte de pessoas. |
Principais afluentes
Entre a enorme quantidade de afluentes que recebe, os mais importantes da margem direita são: Huallaga, Ucayali (Peru); Javari, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós e Xingu (Brasil). Através de sua margem esquerda recebe: Pastaza, Napo (Peru); Içá, Japurá, Negro, Trombetas, Paru e Jari (Brasil).
Este importante rio possui muitos fenômenos naturais, como, por exemplo, a conhecida pororoca (encontro violento das águas do rio com as do mar).
Curiosidades:
- No Peru, este rio recebe os seguintes nomes: Tunguragua (em sua parte superior) e Maraftón (até a foz do Ucayali). No Brasil, situado entre as bocas dos rios Javari e Negro, é conhecido pelo nome de Solimões.
- Um dos animais mais representativos do rio Amazonas é o boto-cor-de-rosa (espécie de golfinho de água doce). Existe até uma lenda, do folclore brasileiro, sobre este animal.
Boto-cor-de-rosa (I. geoffrensis): um dos principais símbolos do rio Amazona. |
TEXTO COMPLEMENTAR: A POROROCA NO RIO AMAZONAS
A palavra pororoca é de origem indígena (tupi) e significa estrondo (forte barulho da natureza). A pororoca é um fenômeno natural que ocorre quando há o encontro entre as águas de um grande rio com as águas do oceano.
No Brasil, a pororoca mais importante ocorre na Amazônia, quando as águas do rio Amazonas encontram-se com as águas do Oceano Atlântico na foz deste rio. Ocorre um forte barulho e a força do fenômeno provoca a derrubada de árvores e alterações nas margens do rio. Durante o fenômeno, formam-se ondas que podem atingir até 3 metros de altura e velocidade de até 20 km/h.
Este fenômeno tem atraído a atenção de muitos turistas brasileiros e estrangeiros, que viajam para a região para ver de perto este lindo espetáculo da natureza.
Embora a pororoca amazônica seja a mais importante do mundo, ela também ocorre em outras regiões do planeta como, por exemplo, nos rios Sena (França), rio Iang-Tsé (China), rio Colorado (Estados Unidos), rio Severn e rio Tamisa (Inglaterra).
Curiosidades:
- Na região Norte do Brasil, a pororoca também é conhecida como macaréu ou mupororoca.
- A palavra pororoca é de oriigem indígena (tupi), sendo que poro'roka significa "estrondo" ou "grande ruído".
Surfistas surfando na pororoca do rio Amazonas. |
Artigo revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Fonte de referência:
- MOREIRA, João Carlo e SENE, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Editora Scipione, 2019.