Tipos de Chuva

Quais são os tipos de chuva e suas características, clima, como ocorrem, chuva orográfica, de convecção e frontais, ciclo hidrológico, resumo, exemplos, Geografia

Chuva de convecção: comum no verão
Chuva de convecção: comum no verão

 

Introdução

 

As chuvas podem ocorrer na natureza de formas diferentes, de acordo com os fatores climáticos existentes numa região. Também influenciam na formação das chuvas alguns aspectos do relevo. Os três tipos principais de chuvas são: orográficas, frontais e de convecção.

 

Tipos de chuva:  

 

Chuvas Orográficas

 

Também conhecidas como chuvas de relevo, ocorrem quando massas de ar com muita umidade atingem áreas com presença de montanhas ou outros tipos de elevação (serras, montes, escarpas, etc.). Neste caso, estas massas de ar “sobem” (ganham altitude), favorecendo a condensação e a consequente formação de chuvas.

 

Estas chuvas são comuns nas regiões de serras do mar do litoral sudeste do Brasil e também no agreste de Pernambuco.  

 

Chuvas de Convecção

 

São muito comuns no verão em várias regiões do Brasil, ocorrendo principalmente no final da tarde. Ocorrem quando há intensa evaporação da água, provocada pelas altas temperaturas. Esta evaporação forma nuvens carregadas de umidade. Estas nuvens ganham altitude elevada, impulsionadas pelo movimento vertical do ar, onde ocorrem as precipitações (chuvas).

 

As chuvas de convecção geralmente são rápidas (de meia a duas horas), porém intensas, ou seja, na forma de temporais. É muito comum na região Sudeste do Brasil, principalmente na estação do verão. 

 

Chuvas Frontais


Ocorrem quando há o encontro entre uma massa de ar quente com uma fria. Neste choque, a massa de ar fria e seca, que é mais densa, impulsiona para cima a massa de ar quente e úmida. Ao ganhar altitude, a umidade da massa de ar quente se condensa, formando assim a chuva. São, geralmente, de intensidade média e de duração superior as chuvas de convecção. São comuns no inverno nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.