Unasul

Informações e dados sobre a Unasul, objetivos, propostas, origem, história, tratados, organização, economia

Unasul: organismo internacional formado por 12 países sul-americanos
Unasul: organismo internacional formado por 12 países sul-americanos

 

O que é


A Unasul (União das Nações Sul-Americanas) é uma comunidade formada por doze países sul-americanos. Fazem parte da Unasul os seguintes países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Guiana, Suriname e Venezuela. Panamá e México participam como membros observadores e poderão, futuramente, integrar a comunidade.

 

História



Em 8 de dezembro de 2004, na cidade de Cusco (Peru) foi realizada a 3ª Reunião de Presidentes da América do Sul. Nesta ocasião, foi redigido um documento (Declaração de Cuzco) que criou as bases para a Unasul. O projeto criado nesta oportunidade ganhou o nome de Casa (Comunidade Sul-Americana de Nações). Em 2007, durante a 1ª Reunião Energética da América do Sul (realizada na Venezuela), o nome foi modificado para Unasul.



Principais objetivos



O objetivo principal da Unasul é propiciar a integração entre os países da América do Sul. Esta integração ocorrerá nas áreas econômica, social e política. Dentro deste objetivo, espera-se uma coordenação e cooperação maior nos segmentos de educação, cultura, infraestrutura, energia, ciências e finanças. 



Tratado de Criação



Em 23 de maio de 2008, em Brasília, representantes dos doze países assinaram um tratado para a criação da Unasul. Com este tratado, a Unasul passa a ser um organismo internacional, deixando a fase de debates para entrar na criação prática de medidas. Este tratado ainda precisa ser ratificado pelos congressos dos países membros.



Dados Econômicos e Sociais da Unasul



PIB (Produto Interno Bruto): US$ 4,8 trilhões (estimativa 2017)


- PIB per Capita: US$ 14.200 (estimativa 2017)


- População: 427,2 milhões de habitantes (estimativa 2017)


- Área: 17.738.687 km2



Organização (de acordo com o Tratado)



A Unasul terá três órgãos deliberativos: Conselho de Chefes de Estado e de Governo, Conselho de Ministros de Relações Exteriores e Conselho de Delegados.

 

As reuniões de chefes de estados e de governo da Unasul ocorrerão uma vez por ano. Os encontros do Conselho de Ministros de Relações Exteriores ocorrerão semestralmente.



Outras propostas em discussão:



- Criação de um Conselho de Defesa da América do Sul.


- Criação de um Parlamento único.


- Criação de uma moeda única.


- Criação de um banco central para a comunidade.