Tipos de Plantas

Conheça os principais tipos de plantas que existem na natureza, suas características e classificação.

Cactos: exemplo de planta xerófila
Cactos: exemplo de planta xerófila

 

Introdução


As plantas podem ser classificadas segundo as características que apresentam. O clima é um dos principais fatores que influenciam na formação vegetal e nas características que as plantas possuem.



Tipos de Plantas e suas características:


1. Plantas Perenes


As plantas perenes são aquelas que não perdem suas folhas durante o ano. Podem ser herbáceas (morrendo de volta ao nível do solo no final de cada estação de crescimento) ou lenhosas. Frequentemente possuem mecanismos para sobreviver a condições adversas (por exemplo, dormência durante o inverno ou períodos secos). Capazes de florescer e semear várias vezes ao longo de sua vida útil.

 

Valeriana, hibisco e azinheira são exemplos deste tipo de planta.



2. Plantas Caducifólias


São plantas que perdem as folhas durante o inverno ou épocas de pouca pluviosidade (chuvas). A perda das folhas é um recurso natural destes vegetais para preservar a umidade durante épocas em que as chuvas são escassas.

 

Exemplos: Carvalho (Quercus spp.), Faia (Fagus sylvatica) e Bordo (Acer spp.).




3. Plantas Xerófilas


São plantas que se desenvolvem em locais de clima árido. Frequentemente têm sistemas radiculares extensos para maximizar a captação de água.

 

Um bom exemplo deste tipo de vegetal são os cactos.

 



4. Plantas Esclerófilas


São plantas que apresentam folhas de consistência dura. Folhas frequentemente pequenas e grossas com uma superfície cerosa para reduzir a perda de água.

 

Exemplo são os fynbos, formação vegetal muito presente no sul da África.





5. Plantas Higrófilas



São plantas adaptadas a regiões com presença de muita umidade, ou seja, com elevado índice de pluviosidade. Grande parte destas plantas são perenes. Algumas espécies vivem até mesmo debaixo da água. A maior parte das espécies possuem folhas pequenas e grossas com uma superfície cerosa para reduzir a perda de água.

 

Exemplo: Hygrophila corimbosa (higrófila gigante) que é muito usada na decoração interna de aquários de grande porte.

 

Foto de uma planta dentro de um aquário

Hygrophila corimbosa: muito usada na decoração de aquários.




6. Plantas Tropófilas


São plantas adaptadas a uma estação úmida e outra seca. Perdem folhas durante a estação seca para reduzir a perda de água. Possuem folhas finas e grandes para maximizar a fotossíntese durante as estações úmidas. Apresentam crescimento rápido durante períodos úmidos.

 

Exemplos: Teak (Tectona grandis), Mangifera indica (Mangueira), Bauhinia variegata (Árvore-orquídea) e Neem (Azadirachta indica).




7. Plantas Aciculifoliadas


São plantas que apresentam folhas em formato de agulha. São mais comuns em regiões de clima frio. Apresentam cobertura cerosa nas folhas para reduzir a evaporação. Geralmente são perenes, mantendo as folhas durante todo o ano.

 

Exemplo: pinheiros.

 

 

8. Latifoliadas


São plantas com folhas largas, típicas de regiões de clima tropical úmido e equatorial. A largura das folhas permite uma intensa transpiração. Exemplo: seringueira (muito comum na Floresta Amazônica).

 

Folhas da árvore seringueira

Folhas de Seringueira: típica da Amazônia, árvore é um exemplo de planta latifoliada.

 

 



Artigo revisado por Tânia Cabral - Professora de Biologia e Ciências - graduada na Unesp, 2001