Cerradão

O que é, características, localização no território brasileiro, vegetação, principais espécies de árvores e arbustos, tipo de solo e bibliografia

Vegetação típica do cerradão brasileiro
Vegetação típica do cerradão brasileiro

 

O que é (definição)

 

Também conhecido como Catanduva, o Cerradão é um tipo de (definiçãoadad formação vegetal específica do bioma Cerrado brasileiro.

 

Onde é encontrado (localização geográfica)

 

O Cerradão é encontrado nas regiões Centro-Oeste do Brasil e Sudeste do Brasil, principalmente nos estados do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

 

Principais características:

 

- A principal características do Cerradão é sua formação em três níveis (camadas ou andares): o primeiro nível é formado por vegetação rasteira de pequeno porte; o segundo é composto por arbustos de porte médio e o terceiro andar é constituído por árvores de médio e grande porte (entre 5 e 15 metros de altura).

 

- Vegetação com espécies adaptadas a períodos de seca. As árvores e arbustos costumam perder metade de suas folhas no período de seca e recuperar grande parte delas na estação chuvosa. Os galhos dessas árvores são pouco retorcidos.

 

- Os solos presentes no cerradão apresentam as seguintes características: boa drenagem, fertilidade de baixa para média, profundidade de média para alta e baixa acidez. A classe de solo mais típica é o latossolo vermelho.

 

Principais espécies de árvores e arbustos do cerradão:

 

- Copaíba (pau-óleo)

- Pequi

- Pau-marfim

- Oiti

- Pindaíba

- Maria-preta

- Pau-santo

- Sucupira-preta

- Jacarandá-do-cerrado

- Faveiro

 

Pequizeiro, árvore típica do cerradão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pequizeiro (Caryocar brasiliense), árvore típica do cerradão.