Consequências da Seca

Resumo dos principais problemas gerados pela seca ao meio ambiente e aos seres humanos

Seca: consequências negativas para os seres humanos e meio ambiente
Seca: consequências negativas para os seres humanos e meio ambiente

 

Principais consequências geradas pela seca

 

A falta ou pouca quantidade de chuvas, numa região, pode provocar vários problemas para a saúde das pessoas, agricultura e até para o meio ambiente. Vejamos abaixo os principais problemas gerados pela seca:

 

- A seca gera prejuízos na agricultura, pois a ausência ou diminuição de chuvas pode provocar problemas no cultivo.

 

- A pecuária também é afetada, pois existem muitas fazendas que utilizam o pasto natural para alimentar o gado. Sem chuvas, o pasto não se desenvolve e falta alimento para os animais.

 

- A seca também afeta muito a vida das pessoas que moram em regiões que sofrem com esse problema. Geralmente, as regiões mais pobres não possuem sistema de abastecimento de água e dependem das chuvas para encher reservatórios, poços artificiais e cisternas. Dessa forma, as pessoas sofrem para conseguir água para o consumo humano.

 

- A falta de chuvas também prejudica o solo, que fica exposto à insolação. Muito seco, ele racha, além de ficar infértil sem a umidade.

 

- A seca também prejudica a vida dos seres humanos nas grandes cidades. Sem chuvas, os poluentes atmosféricos aumentam muito. Essa poluição do ar é extremamente prejudicial ao sistema respiratório das pessoas.

 

- A seca também prejudica a geração de energia elétrica nas usinas hidrelétricas. Com os reservatórios baixos, essas usinas não conseguem funcionar com plena capacidade.

 

- A falta de chuvas também favorece as queimadas em matas e florestas, pois a vegetação fica mais seca, favorecendo assim o surgimento e propagação do fogo.

 

- A ocorrência de seca numa determinada região, por muito tempo, pode gerar ou aumentar o processo de desertificação.

 

Região de desertificação gerada pela seca

 

 

 

 

 

 

 

Região de desertificação gerada pela seca