Geografia da Região Sul do Brasil

Os diversos aspectos da Geografia física da região Sul do Brasil, vegetação, hidrografia, relevo e clima.

Localização geográfica da região Sul do Brasil
Localização geográfica da região Sul do Brasil


Principais aspectos geográficos da região Sul do Brasil


A Região Sul do Brasil é formada pelos Estados de Santa Catarina (SC), Paraná (PR) e Rio Grande do Sul (RS). Com 774,31 km², é a menor região do país, ocupando menos de 7% do território nacional.


Relevo


O relevo da Região Sul possui uma grande variação altimétrica, com planaltos e depressões. De forma geral, é possível dividir o relevo do Paraná em duas unidades geomorfológicas: o Planalto Atlântico e o Planalto Meridional.


Na região sul, o planalto Atlântico apresenta maiores altitudes e maior amplitude no território do Paraná. Conforme o planalto adentra o território de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, suas altitudes vão se tornando mais baixas até desaparecer no norte do Rio Grande do Sul e reaparecer no sul do Estado com o nome de Planalto Gaúcho. O pico mais elevado da Região Sul, o Pico do Paraná (1922 metros de altitude) está localizado nessa formação.


Já no interior da região Sul, encontra-se o Planalto meridional, que é subdividido em Planalto Arenítico-Basáltico e em Depressão Periférica. O Planalto Arenítico-Basáltico é a formação responsável pelas serras encontradas na porção Sul do Paraná, interior de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, como a Serra Geral, que se se estende desde o Paraguai até o interior de Santa Catarina. A depressão periférica, por sua vez, se estende do interior do Paraná até o norte do Rio Grande do Sul, reaparecendo no sul desse Estado, onde é recoberta pela vegetação característica dos Pampas.


Clima


Com exceção do norte do Paraná, onde ocorre o clima tropical, o clima predominante na região Sul é o subtropical, que apresenta as quatro estações do ano bem definidas e possui ampla variação térmica ao longo do ano. Apesar do verão quente, no inverno as geadas são comuns, podendo ocorrer neves nas áreas mais elevadas. As chuvas são frequentes e regulares ao longo do ano devido à influência da massa polar atlântica, que se origina no Atlântico Sul.

 
Hidrografia


A região Sul possui duas importantes Bacias Hidrográficas, a Bacia do Rio Paraná e a Bacia do Rio Uruguai. As duas bacias fazem parte da Grande Bacia Platina e drenam o território sulino no sentido Leste-Oeste, desaguando no Rio da Prata. A região apresenta excelente potencial hidrelétrico. A Hidrelétrica Itaipu, por exemplo, localiza-se no curso do Rio Paraná, na fronteira com o Paraguai e a Argentina.


Vegetação


Dentre os tipos de vegetação presentes na Região Sul, estão:


- Mata de Araucárias: encontrada em terrenos elevados e úmidos, é formada por arvores de médio e grande porte, com destaque para a Araucária angustifólia.


- Mata Atlântica: Floresta tropical úmida encontrada nas áreas serranas do litoral e do interior.


- Pampa: formado, principalmente, pela vegetação de campos, onde prevalecem gramíneas e pequenos arbustos.


Foto da Mata de Araucárias na região sul do Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mata de Araucárias: vegetação típica da região sul do Brasil.

 

 

Publicado em 21/02/2020

Por Jóyce Oliveira Leitão
Licenciada em Geografia (Universidade Estadual de Londrina - 2009), Bacharela em Geografia (USP - 2014) e Mestra em Geografia (Unicamp - 2017). Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259184T9