Ilha do Bananal

A Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo.

Ilha do Bananal: rica biodiversidade na maior ilha fluvial do mundo
Ilha do Bananal: rica biodiversidade na maior ilha fluvial do mundo

 

O que é e localização geográfica

 

A Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial (cercada por águas de rios) do mundo. Sua localização geográfica fica na região sudoeste do estado de Tocantins. Desde o ano de 1993, a Ilha do Bananal é considerada Reserva da Biosfera pela UNESCO.

 

Características, informações e dados geográficos:

 

- Possui cerca de 20.000 km² de extensão territorial.

 

- É banhada pelas águas de dois rios: Araguaia e Javaés.

 

- O clima na ilha é o tropical úmido. A temperatura média anual é de 28 °C. A mínima pode chegar os 21°C no inverno e 38 °C no verão. Entre maio e outubro ocorrem poucas chuvas (período de inverno). No verão (entre novembro e abril) chove muito na ilha.

 

- Na ilha existe o Parque Nacional do Araguaia, criado em 1959. Ele é administrado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade).

 

- Na região sul da ilha existe o Parque Indígena do Araguaia. Nesta área protegida, existem aldeias indígenas das etnias Karajá, Javaés, Avá-canoeiro e Tapirapé. Este parque é administrado pela FUNAI.

 

- As principais cidades localizadas na Ilha do Bananal são: Lagoa da Confusão, Pium, Marianópolis, Gurupi, Peixe, Caseara e Formoso do Araguaia.

 

- A Ilha do Bananal é também um local turístico do Brasil, em função de suas belezas naturais (turismo contemplativo) e da possibilidade da prática da pesca esportiva.

 

- É considerada um santuário ecológico, em função da rica biodiversidade que possui.

 

- A fauna da Ilha do Bananal é muito rica. As principais espécies de peixes encontradas nos rios da região são: pirarucu, pirara, caranha e surubim. Podemos encontrar na ilha as seguintes espécies animais: onça-pintada, tartarugas-da-amazônia, garça-azul, cervo-do-pantanal, sabiá, azulão, paca, uirapuru, guaxinim, guará, jaguatirica e até mesmo o boto (típico da região amazônica).

 

- A flora é diversificada e marcada pela transição entre a Floresta Amazônica e o Cerrado. Encontramos também na ilha muitas características da flora do Pantanal Mato-grossense. Como exemplos de espécies da flora da ilha, podemos citar: maçarandubas, orquídeas, canjeranas e piaçavas.

 

- No final do verão (mês de março) costuma chover muito na Ilha do Bananal, deixando parte de seu território submerso pelo aumento das águas do rio Araguaia.



Você sabia?

 

A entrada na ilha do Bananal não é livre. É necessária uma autorização do ICMbio para acessá-la.

 

Área da Ilha do Bananal mostando vegetação e rio

Ilha do Bananal: a maior ilha fluvial do mundo.